O futuro do ensino aliado à inteligência artificial foi temática da Semana de Desenvolvimento (SDD) 2024. 2 aos docentes da FACIMPA.

O futuro do ensino aliado à inteligência artificial foi temática da Semana de Desenvolvimento (SDD) 2024. 2 aos docentes da FACIMPA.

À medida que a inteligência artificial (IA) avança com uma velocidade impressionante, a linha entre o conhecimento humano e a capacidade das máquinas de processar e gerar informações está se tornando cada vez mais tênue. O impacto da IA sobre como entendemos e interagimos com o mundo é profundo e multifacetado, levantando questões cruciais sobre o futuro da cognição humana e o papel da tecnologia em nossas vidas.

A compreensão da inteligência artificial pelos docentes pode ser desafiadora devido à falta de familiaridade, medo de substituição, desconfiança tecnológica e resistência às mudanças. É importante sensibilizar os professores de que a IA deve complementar e não substituir o papel insubstituível dos educadores, que oferecem empatia, motivação e suporte emocional que as máquinas não conseguem replicar.

Neste intuito, a SDD 2024.2 realizada no período de 26 a 30/06 abordou a temática “Futuro do ensino: Integrando inteligência artificial e conhecimento Humano”, contou com a participação dos docentes do curso de medicina, coordenações acadêmica e de curso, além da coordenação do Núcleo de apoio a experiencia docente através de palestras e oficinas locais e nacionais, voltadas ao uso das tecnologias educacionais e Inteligência artificial, além de propor alinhamentos entre a comissão interna de avaliação (COI) e as coordenações de eixo.

Para o professor Jackson Roberto Sousa Tutor de APG em SOI II e SOI IV e Coordenador de SOI III, SOI IV. “A SDD é de suma importância no calendário acadêmico do curso de medicina. Participar da SDD é essencial para o crescimento contínuo e a melhoria do ensino, garantindo que estejamos sempre alinhados com as melhores práticas educacionais”, afirma. O professor Saulo Ikeda, tutor de SOI II, IV e V destaca que “a SDD é essencial para a capacitação e atualização dos professores, permitindo-lhes entender e utilizar as novas tecnologias de IA. Ele ressalta que, na medicina, a IA pode auxiliar no diagnóstico precoce e tratamentos personalizados, e preparar os docentes para essas tecnologias é crucial para que futuros profissionais de saúde as usem eficazmente”

O coordenador do Núcleo de apoio a experiência Docente (NAPED), professor Allysson Tenório, afirma que a SDD 2024.2, foi imprescindível para que os docentes pudessem se apropriar de forma contínua, ao uso das tecnologias em suas propostas pedagógicas, afim de otimizar a sua produção acadêmica e ampliar o processo de ensino-aprendizagem através de uma aula dinâmica com proposições práticas de aprendizagem.

Para o professor convidado Afya, Antonione Santos (IESVAP), em sua oficina híbrida “Potencializando o ensino: estratégias de uso da IA para professores”, relata que a inteligência artificial é uma aliada em diversos momentos do planejamento de aula, pois elas permitem uma organização lógica desde a formulação dos objetivos da aula até o fornecimento de ideias de atividades, exemplos, recursos e materiais didáticos que são relevantes para o tema da aula. O professor apresentou diversas ferramentas que podem otimizar o tempo de elaboração de atividades e dos materiais didáticos aos seus alunos, ao mostrar na prática o uso das ferramentas Maieutics AI, Consensus, chat PDF, Cconnected papers, Scispace.

Para superar essas dificuldades, é essencial a oferta recorrente de treinamento e suporte contínuos, garantir que os recursos de IA sejam usados de maneira ética e transparente, e demonstrar claramente como essas ferramentas podem melhorar a eficácia do ensino e o aprendizado dos alunos. No entanto, é fundamental é fundamental abordar essa transformação com uma abordagem equilibrada e crítica. Para garantir que o conhecimento humano continue a ser valorizado e que a tecnologia sirva para ampliar nossas capacidades e não para reduzir nossa compreensão do mundo ao nosso redor, sendo estes pontos ratificados através da SDD 2024.2.