Programas de bolsas e financiamento
PROGRAMAS E BOLSAS
Entenda como usar a nota do Enem para o Sisu, Prouni e Fies
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para universidade federais e usado para o acesso à instituições particulares. Com a mudança no calendário — as provas serã aplicadas em janeiro — muitos estudantes ficaram preocupados como acessar programas e muitos ficaram confusos, sem saber como participar.
Na sexta-feira (11), o MEC (Ministério da Educação) anunciou que as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) serão abertas em abril de 2021, após a divulgação das notas do Enem, programada para o dia 19 de março. Permitindo, assim, que os estudantes usem o resultado do exame deste ano para o acesso ao sistema.
O Sisu, criado em 2009 pelo governo federal, é uma política de acesso às universidades federais e utilizado por algumas públicas estaduais. Para participar, os estudantes devem se inscrever e usar a nota do Enem. Todo o processo é realizado por meio de um sistema, que classifica os candidatos de acordo com o resultado do exame.
Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, no número de vagas em cada curso e na modalidade de concorrência. Algumas instituições exigem nota mínima ou estipulam peso por matérias. O candidato deve ficar atento às regras das universidades.
Prouni (Programa Universidade para Todos), oferece bolsas de estudo em instituições particulares e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que concede financiamento na graduação, também utilizam a nota do Enem.
O MEC anunciou o calendário de inscrições para esses programas para janeiro de 2021, o que não permite o uso da nota do Enem de 2020. O resultado do exame será divulgado no dia 29 de março de 2021.
Por meio de nota, o MEC autorizou o uso das notas de edições anteriores para evitar prejudicar o calendário das instituições particulares. Para o Prouni, os candidatos poderão usar a nota da prova de 2019 e para o Fies a mais recente desde 2010.O Ministério também informou na nota que os candidatos que completaram neste ano o ensino médio, está prevista a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu, após a divulgação do resultado do Enem.
Tanto o Prouni como o Fies têm como foco promover o acesso de estudantes de baixa renda no ensino superior.
Acesse
fies

A FACIMPA comunica que as inscrições dos candidatos interessados em participar do Processo Seletivo do FIES referente ao primeiro semestre de 2024, serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio endereço eletrônico Novo FIES (https://mec.gov.br)
Edital e documentação Fies 2024.1
Declarações
CPSA
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.
Cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do FIES deverá constituir uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
A Comissão será composta por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.
Os representantes da Comissão deverão integrar o corpo docente, discente e administrativo do local de oferta de cursos. Caso não exista entidade representativa dos estudantes no local de oferta de cursos, os representantes estudantis serão escolhidos pelo corpo discente da instituição.
São atribuições da CPSA:
I - tornar públicas as normas que disciplinam o FIES em todos os locais de oferta de cursos da instituição;
II - permitir a divulgação, inclusive via internet, dos nomes e do endereço eletrônico dos membros da CPSA;
III - analisar e validar a pertinência e a veracidade das informações prestadas pelo aluno no módulo de inscrição do Sis FIES, bem como da documentação por este apresentada para habilitação ao financiamento estudantil, na forma da Lei nº 10.260/2001 e demais normas que regulamentam o FIES;
IV - emitir, por meio do sistema, Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) do estudante;
V - avaliar, a cada período letivo, o aproveitamento acadêmico dos estudantes financiados, tendo em vista o desempenho necessário à continuidade do financiamento;
VI - adotar as providências necessárias ao aditamento dos contratos de financiamento, mediante a emissão,ao término de cada semestre letivo, do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
VII - zelar pelo cumprimento do disposto no art. 6º desta Portaria. Fonte: Portaria Normativa nº 1, de 22 de Janeiro de 2010, disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3642-portaria-normativa-n%C2%BA-1-de-22-de-janeiro-de-2010
prouni
A FACIMPA – Faculdade de Ciências Médicas do Pará, comunica que as inscrições dos candidatos interessados em participar do Processo Seletivo do Programa Universidade para Todos – PROUNI referente ao Primeiro Semestre de 2024, serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio endereço eletrônico Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (http://mec.gov.br).
O processo seletivo do PROUNI referente ao Primeiro Semestre de 2024 será constituído de duas chamadas sucessivas, conforme o cronograma abaixo:

Informações importantes
Veja o número de vagas PROUNI ofertadas e preenchidas em nosso último processo seletivo, conforme a Portaria do MEC nº 422, de 16 de junho de 2024.