CUIDADOS PALIATIVOS NA ABORDAGEM DO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA




Objetivo: Identificar quais os critérios para a implementação dos cuidados paliativos no paciente com insuficiência cardíaca. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram selecionados artigos publicados entre os anos de2019 e 2023 nos idiomas português, espanhol e inglês, com texto completo disponível e que respondiam à pergunta norteadora: Quais as evidências científicas sobre os critérios para a implementação dos cuidados paliativos no paciente com insuficiência cardíaca? Foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Resultados: A partir da avaliação de 24 estudos científicos sobre o tema, encontrou-se critérios utilizados para a inserção dos cuidados paliativos no curso clínico da insuficiência cardíaca, porém foi constatado divergências entre os autores. Considerações finais: Conclui-se que a implementação dos cuidados paliativos na insuficiência cardíaca pode ocorrer no momento do diagnóstico, mediante ao surgimento de sintomas, na presença de sintomas refratários ao tratamento modificador da doença ou da constatação de insuficiência cardíaca em estágio avançado.
QUALIDADE DO SONO DE USUÁRIOS DE DROGAS ILÍCITAS




Objetivo: Analisar a produção científica sobre os impactos das drogas ilícitas no sono de seus usuários. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que se baseia em dados quantitativos publicados em artigos, seguindo as recomendações do PRISMA e Cochrane Handbook. Resultados: Em relação aos 6 estudos incluídos, três são ensaios clínicos, dois estudos transversais e um estudo retrospectivo. A população total foi de 2692 pacientes, entre os quais 1148 eram do sexo feminino. Foram utilizados para avaliação da qualidade do sono, o Índice da Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI), o restante fez uso do AthensInsomniaScale e Alcohol Use DisordersIdentification Test (AUDIT) modificado para drogas ilícitas. Foi observado que as drogas ilícitas podem influenciar na funcionalidade do sono, ao passo que dessensibiliza as sinapses cerebrais. As alterações no sono, bem como os efeitos ocasionados no estado de humor, são explicadas pelo desbalanço neuroendócrino do ciclo circadiano, culminando no prejuízo funcional inerente à exposição às substâncias. Considerações finais: As evidências apontam que atividades físicas e outros métodos não farmacológicos necessitam de melhor avaliação em pesquisas futuras, de modo a abarcar melhor a qualidade do sono nesses pacientes.
FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM DISCENTES DO CURSO DE MÉDICINA DE MARABÁ, PARÁ, BRASIL




O acesso ao curso de Medicina ocorre em um clima de tensão e competitividade por ser um dos mais concorridos processos seletivos universitários, na qual a graduação médica exerce efeitos negativos na saúde. A ansiedade é uma preocupação antecipada quanto ao futuro que produz alterações nos indivíduos e um estado de humor negativo ou uma emoção descrita por grande inquietação. Já a depressão é definida por episódios distintos de pelo menos duas semanas de duração envolvendo alterações nítidas no afeto, na cognição, em funções neurovegetativas e remissões interepisódicas. O estresse pode ser definido como um processo complexo que se estabelece como resultado da interação de acontecimentos perturbadores e as reações do organismo. Em cursos da área da saúde, os discentes apresentam altos níveis de ansiedade e estresse, por este fato, é de fundamental importância, ter um olhar cuidadoso acerca davulnerabilidade dessa população em relação ao uso de substâncias psicoativas. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar os fatores de risco associados à prevalência de ansiedade, depressão e estresse em discentes de medicina da FACIMPA Marabá-PA. Foi realizado um estudo longitudinal, quase-experimental, de intervenção e correlacional com universitários da carreira médica, da Faculdade de Ciências Médicas do Pará, durante o período de agosto a dezembro de 2023. Os resultados obtidos foram analisados e discutidos para fornecer uma visão mais abrangente dos fatores de risco associados à prevalência de ansiedade, depressão e estresse na população de estudantes, bem como para propor estratégias para a promoção e prevenção da saúde mental nesse contexto.
CONHECIMENTO PRÉVIO DE GESTANTES SOBRE INDUÇÃO MEDICAMENTOSA DO PARTO VAGINAL EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA REGIÃO AMAZÔNICA




A indicação da indução farmacológica para o parto vaginal é uma conduta médica que ainda suscita diversos dilemas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento de gestantes sobre a indução medicamentosa do parto vaginal em uma maternidade pública do sudeste do Pará. Foi realizado um estudo transversal, descritivo-exploratório e quantitativo com 222 gestantes atendidas na maternidade entre agosto e novembro de 2023. Utilizou-se um questionário com 21 perguntas objetivas sobre a temática, após aprovado sob o parecer nº 6.169.781. O estudo revelou que a maioria das gestantes tinha entre 18 e 30 anos (70,3%), se identificaram como pardas (71,2%), declararam ser casadas (59,9%) e as que não tinham renda fixa (34,7%). Quanto ao número de consultas de pré-natal, 41,8% relataram terem comparecido entre 6 e 8 consultas. Quanto a indução medicamentosa para o nascimento do concepto a maioria das gestantes (60,8%) afirmaram não terem recebido orientações, mas 66,2% tinham conhecimento sobre o assunto, com 91,2% já tendo vivenciado experiência anterior de indução e/ou condução do parto e cientes das indicações para o procedimento. Os resultados obtidos destacam a fragilidade na percepção das mulheres em relação ao uso de fármacos para a indução do trabalho de parto via vaginal. Conclui-se que, para melhorar a experiência das gestantes e os resultados obstétricos, é essencial investir em programas de educação permanente profissional e educação em saúde, que promovam o conhecimento e a participação ativa das gestantes no planejamento do parto.
OS EFEITOS COLATERAIS DOS ANÁLOGOS DE GLP-1 EM INDIVÍDUOS NÃO DIABÉTICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




Os análogos de GLP-1 têm demonstrado eficácia significativa na promoção da perda de peso e na melhoria de parâmetros metabólicos em indivíduos não diabéticos, ampliando seu potencial terapêutico além do tratamento do diabetes. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos colaterais dos análogos de GLP-1 em pessoas não diabéticas, fornecendo subsídios para uma prática clínica mais embasada e informada. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio das bases de dados PUBMED, SCIELO e SCIENCE DIRECT. Um total de 1.697 artigos completos foram triados e avaliados, e 10 estudos foram elegíveis para compor a revisão. Os estudos investigaram três tipos de análogos de GLP-1: semaglutida, liraglutida e exenatida, com doses variando de 0,4 a 3,0 mg. Todos os três análogos demonstraram eficácia na redução de peso, alcançando perdas de peso de até 16,0% com o uso da semaglutida. Os efeitos adversos mais comuns dos análogos do GLP-1 foram os efeitos gastrointestinais, geralmente náuseas, vômitos, diarreia e constipação. os análogos de GLP-1 mostram-se promissores na promoção da perda de peso em pessoas não diabéticas, embora seus efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas e diarreia, devam ser considerados e monitorados cuidadosamente na prática clínica.
Uso medicinal do cannabidiol no tratamento da epilepsia




A epilepsia é uma doença neurológica crônica que afeta o cérebro e pode causar convulsões ou crises epilépticas. É caracterizada por uma atividade elétrica anormal do cérebro, causado por predisposição genética, que pode levar a sintomas como convulsões, perda de consciência, movimentos involuntários, alterações de humor, perda de memória e outros sintomas neurológicos. A epilepsia pode ter diversas causas, como traumas cerebrais, infecções, anomalias cerebrais congênitas, entre outras. O tratamento da epilepsia pode incluir medicamentos antiepiléticos, cirurgia, estimulação cerebral profunda e outras opções de tratamento. O objetivo do presente trabalho é investigar o uso medicinal da cannabis, e sua eficácia terapêutica e segura no tratamento da epilepsia.Metodologia utilizada baseou se em uma revisão de literatura entre os anos de 2015 a 2023, na base de dados: ScienteDirect, BVS,Pudmed, Scielo, utilizando os descritores cannabis e epilepsia, cannabis e farmacologia. Os resultados: vários estudos comprovam a capacidade terapêutica do canabidiol no tratamento de diversas patologias, incluindo a epilepsia, com redução das crises epiléticas, expondo recuperação total ou parcial em grande parte dos pacientes observados, e além disso não apresentou efeitos adversos graves, e sua utilização por uso prolongado não ocasiona dependência nem abstinência. Conclui-se que o CDB é uma alternativa prospera á enfermos epiléticos, quando os tratamentos convencionais não surgem efeitos. Embora os resultados sejam favoráveis,novos estudos precisam ser singularizados de acordo com a resposta de cada paciente, promovendo uma melhoria da qualidade de vida, minimizando os riscos de acordo com uma terapêutica satisfatória.
Problematizando o abandono paterno: consequências afetivas perante essa ausência nas fases de desenvolvimento




Este estudo realizou uma revisão integrativa da literatura para analisar as consequências do abandono afetivo paterno no desenvolvimento infantil, visando destacar a importância da presença do pai e promover uma atuação humanizada da equipe médica. A metodologia incluiu a formulação da pergunta de pesquisa, busca de artigos, seleção com critérios de inclusão, análise dos estudos e discussão dos resultados. Os achados evidenciaram que a presença ativa do pai está associada a benefícios como autoestima positiva e habilidades sociais, enquanto a ausência paterna pode resultar em dificuldades emocionais e comportamentais. Conclui-se que políticas e programas de intervenção são essenciais para promover o envolvimento paterno desde cedo, visando garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado para as crianças.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL




A dengue recebe influência de diversos fatores condicionantes, como as alterações climáticas, temperatura, pluviosidade e umidade do ar, que são determinantes para as variações anuais nas taxas de transmissão da doença. Diante disso, o estudo tem o objetivo de identificar variáveis sociodemográficas e perfil clinico dos pacientes com dengue no Estado do Pará entre os anos de 2014 a 2024. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, com o intuito de avaliar o perfil epidemiológico da dengue na região. A partir dos resultados, percebeu-se que os anos de 2015, 2016 e 2017 foram os anos com maiores notificações de dengue, sendo a maioria do sexo feminino e com a faixa etária de 20 a 39 anos. Em relação ao critério para obtenção do diagnóstico foi através do clínico-epidemiológico, sendo mais predominante a dengue clássica, porém, um fator preocupante é que houve muitos casos inconclusivos. No que se refere a internação, a maior parte não houve a necessidade de haver a hospitalização. O Aedes aegypti tem como característica a infestação das larvas em reservatórios de água em residências em que há água parada. Por isso, a adoção de medidas para evitar esse problema, são necessárias. Entre esses cuidados, é importante que a equipe de saúde oriente a população sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada, como em vasos de plantas, baldes, pneus ou outro objeto que possa ser propicio para isso, pois é a principal forma em que os mosquitos se desenvolvem.
IMPACTOS PSICOSSOCIAIS NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO PÓS-SINISTRO DE TRÂNSITO EM MARABÁ, PA.




Objetivo: Os acidentes de trânsito não apenas resultam em lesões graves, mas também impõem ônus significativos aos recursos públicos, afetando a saúde mental e o bem-estar social. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) emerge como uma realidade prevalente entre os pacientes politraumatizados, refletindo os alarmantes índices de ocorrências. Compreender a prevalência e natureza dos sintomas de TEPT e seu impacto na qualidade de vida de pacientes politraumatizados em Marabá-PA. Métodos: Foi conduzido um estudo ex-post facto combinando abordagens qualitativas e quantitativas com uma amostra de 12 pacientes. Os sintomas de TEPT foram avaliados com a PCL-C e a qualidade de vida com o WHOQOL-bref. Análises foram realizadas com técnicas estatísticas descritivas. Resultados: Os resultados revelaram uma diversidade de sintomas de TEPT, com destaque para reexperiência, evitação e hiperestimulação. Os dados do WHOQOL-bref indicaram desafios significativos na qualidade de vida, especialmente nos aspectos físicos. Que implicam emprofundas consequências sociais e psicológicas do TEPT em pacientes politraumatizados após acidentes de trânsito. Conclusão: Este estudo oferece insights cruciais sobre os efeitos do TEPT em pacientes politraumatizados após acidentes de trânsito, ressaltando a urgência de intervenções eficazes para melhorar seu bem-estar físico, mental e social. Esses resultados podem guiar políticas de saúde e práticas clínicas para a prevenção e tratamento do TEPT nessa população vulnerável.
EXPLORANDO O POTENCIAL E A EFICÁCIA DA TERAPÊUTICA DOS CANABINOIDES NO TRATAMENTO DO PARKINSON: UMA REVISÃO DE LITERATURA




Os canabinoides, compostos químicos encontrados na planta de cannabis, têm sido objeto de estudo para o tratamento de várias condições médicas. No caso da doença de Parkinson, algumas pesquisas sugeriram que os canabinoides, especialmente o delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), podem ter propriedades neuroprotetoras e antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células cerebrais afetadas pela patologia. Além disso, alguns estudos concluíram que o uso de canabinoides pode ajudar nos manejos dos sintomas motores, como rigidez muscular, tremores e dificuldade de movimento. Este trabalho é uma revisão integrativa de literatura, pela qual foi realizada uma busca específica e rigorosa nas seguintes bases de dados: BSiblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, DYNAMED e PUBMED. O uso de canabinoides para tratar o Parkinson ou qualquer outra condição médica deve ser feito sob supervisão médica adequada, pois podem ter efeitos colaterais, como sedação, tontura, problemas de memória e alterações de humor, além de potenciais interações com outros medicamentos. Além disso, a legislação sobre o uso de cannabis e canabinoides varia de país para país, o que pode afetar a disponibilidade e a legalidade desses tratamentos. Em síntese, embora haja algumas evidências preliminares promissoras sobre o uso de canabinoides em tal enfermidade, é necessário realizar mais pesquisas, especialmente em ensaios clínicos em larga escala, para determinar sua eficácia e segurança antes que possam ser amplamente recomendados como tratamentos para tal distúrbio.
ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE REGISTROS DE INFECÇÃO BACTERIANA EM UTIS: ESTUDO NOS HOSPITAIS DE MARABÁ (2018-2022)




A resistência bacteriana é um problema crescente e preocupante em todo o mundo, afetandoprincipalmente os pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva - UTIs. Esse fenômenoocorre quando as bactérias desenvolvem mecanismos de defesa contra os antibióticos,tornando-se insensíveis aos tratamentos convencionais. Esta pesquisa tem como objetivoinvestigar os principais fatores relacionados à resistência bacteriana em UTIs do município deMarabá-PA, buscando compreender suas causas e propor estratégias eficazes para controle eprevenção.Este estudo analisa o processo de registro de dados de pacientes com infecção bacteriana emUnidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e no HospitalMaterno Infantil de Marabá (HMI), Pará, durante o período de 2018 a 2022. A pesquisa investigacomo esses dados são coletados, organizados e utilizados para monitorar e tratar pacientes cominfecções bacterianas em ambiente de cuidados intensivos. Além disso, examina a qualidade e aeficácia do registro de dados, identificando possíveis desafios e lacunas no processo. O objetivoé fornecer insights sobre como melhorar o registro de dados para aprimorar o cuidado e a gestãode pacientes com infecção bacteriana nas UTIs, visando a otimização dos recursos hospitalares ea melhoria dos resultados clínicos
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR: REVISÃO INTEGRATIVA




Objetivo: Identificar as lacunas na arte literária acerca do tema, além da sugestão de novos temas de pesquisa e apontar as deficiências na bibliografia contemporânea. Métodos: Este projeto trata-se de uma revisão integrativa de literatura - de natureza qualitativa – no qual foram utilizados artigos de metaanálise e revisão sistemática publicados, em português e inglês, nos últimos cinco anos (2023-2018) na seguinte base de dados: Service of the United States National Library of Medicine (PubMed). Será realizada a leitura e identificação dos artigos elegíveis, descartando os artigos conforme os critérios de exclusão. Resultados: A prevalência de pacientes com esse transtorno é de quase 16% em crianças e adolescentes, sendo mais comum em meninos, que apresentam um quadro de comportamento hostil e teimosia. Conclusão: Necessita-se de mais estudos acerca do tema - para a compreensão de sua fisiopatologia, sabendo-se que é incerta - e de diagnósticos laboratoriais a fim de definir um tratamento adequado e um ambiente melhor para as pessoas que os cercam.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA NA CIDADE DE MARABÁ-PARÁ




O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o perfil epidemiológico de pacientes com Trombose Venosa Profunda (TVP) na cidade de Marabá-PA, referência em tratamento para 23 municípios. A TVP é caracterizada pela presença de coágulos em veias profundas, sendo mais comum nos membros inferiores, e está relacionada a diversos fatores de risco, como idade avançada, imobilidade prolongada, cirurgia recente, uso de anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal por um longo período, gravidez, obesidade, dentre outros. Sua fisiopatologia baseia-se na Tríade de Virchow, que é composta por dano endotelial, estase sanguínea e estado dehipercoagulabilidade. Por esse motivo, o quadro clínico tem como característica dor e edema no membro acometido, além empastamento muscular e o sinal de Homanspositivo. O diagnóstico é basicamente clínico e é realizado por meio do critério de Wells, com o qual se tem uma estimativa da probabilidade clínica do paciente apresentar TVP. Porém, existem exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico, como por exemplo o D-dímero, que se trata do produto da degradação da fibrina. Esse é um método sensível, porém pouco específico por aparecer positivo em outras patologias. O trabalho apresenta como metodologia um estudo observacional de caráter qualitativo e objetivo descritivo através do delineamento longitudinal prospectivo no Hospital Municipal de Marabá e no Centro de Especialidade Integradas. Durante quatro meses foi realizada a coleta de dados sobre esse perfil com o intuito de relatar e estratificar a quantidade de pacientes diagnosticados com TVP, seus fatores de risco e os principais grupos afetados com a permissão concedida pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL EM CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA




Os cuidados paliativos visam a promoção da qualidade de vida de pacientes e familiares através do controle de sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais desagradáveis. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar, em pesquisas nacionais e internacionais, qual o impacto de sobrevida da alimentação artificial nos cuidados paliativos noimpacto de sobrevida. Tratou-se de uma revisão, do tipo integrativa, onde as bases escolhidada para compor o estudo foram SCIELO, MEDLINE/PUBMED e LILACS. Inicialmente, foram encontrados 930 estudos relevantes, dos quais 10 foram considerados elegíveis de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos para este estudo. Esses estudos proporcionaram uma análise ampla dos impactos da alimentação artificial na sobrevida e prognóstico de pacientes em vários contextos clínicos. A revisão dos estudos destacou uma considerável incerteza em relação à abordagem nutricional mais adequada a ser adotada e em que medida ela deve ser aplicada nessas circunstâncias. Esses achados ressaltam a importância de pesquisas adicionais para desenvolver diretrizes mais precisas sobre a utilização da alimentação artificial nos cuidados paliativos, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes em diferentes cenários clínicos.
PRÁTICAS E DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM FITOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ, PARÁ




Objetivo: Descrever as práticas adotadas e os desafios enfrentados pelos profissionais médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) na aplicação da fitoterapia como política pública no município de Marabá- PA. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo observacional, de cunho transversal, de abordagem quali-quantitativa, que engloba os fundamentos da metodologia de pesquisa de campo. O estudo foi realizado em treze USF do município de Marabá-PA. A coleta de dados foi realizada em cinco etapas. A análise de dados utilizou a técnica de estatística descritiva e análise de conteúdo. Este trabalho foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: Participaram do estudo 32 profissionais. Desses 75% afirmaram que a fitoterapia é importante e 25% afirmaram que talvez. 59% dos profissionais afirmaram fazer prescrição de fitoterápicos industrializados ou com indicação de alimentos com propriedades terapêuticas, respectivamente. 31% dos trabalhadores indicam chás ou infusões de plantas. As principais dificuldades para a sua implementação foram a falta de investimento na área, as questões burocráticas e regulatórias, a disponibilidade de fitoterápicos e plantas medicinais na rede de saúde e a falta de conhecimento e capacitação adequadas. Considerações finais: Necessita-se haver mais investimentos na prática de fitoterapia.
Mortalidade Infantil em um Município do Sudeste do Pará: Análise Clínico Epidemiológica em Contexto de Pandemia de COVID-19




Objetivo: analisar o perfil clínico-epidemiológico da mortalidade infantil em Marabá-PA no período de 2017 a 2022, à luz da pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo observacional quantitativo baseado nos critérios STROBE. Foram analisados 359 casos de óbitos infantis residentes, excluindo os não residentes, utilizando dados da Vigilância Epidemiológica por meio de declarações de óbito por ocorrência. Resultados:A Taxa de Mortalidade Infantil foi de 12.823 por mil nascidos vivos, com diminuição da TMI de 14.729 no período pré-pandemia para 10.767 no período pandêmico. Houve maior prevalência de crianças pardas do sexo masculino, mudança de óbitos neonatais precoces para pós-neonatais, prematuridade extrema, predomínio do capítulo XVI da CID-10, partos cesáreos e mães com idade entre 18 e 30 anos. Conclusão: Apesar da diminuição percentual da TMI, a cidade ainda enfrenta vulnerabilidades a esta questão, juntamente com um aumento de informações não registadas, destacando a necessidade de políticas mais eficazes.
AVALIAÇÃO DA CRISINA E FLAVONA RELACIONADOS COMO MOLÉCULAS DE POTENCIAL ANSIOLÍTICO EM ENSAIOS COMPORTAMENTAIS EM ZEBRAFISH (Danio rerio)




Os flavonoides são compostos que apresentam novas alternativas farmacológicas. O flavonoide crisina (5,7-diidroxiflavona) tem sido estudado por suas propriedades antioxidantes e devido às suas ações neuro farmacológicas produzidas em estruturas cerebrais específicas, implicadas também em distúrbios neuropsiquiátricos,om evidências pré-clínicas de que este mesmo também possui efeitos ansiolíticos.. O uso do peixe Danio rerio, também conhecido como paulistinha ou zebrafish, tem aumentado em pesquisas pré-clínicas no campo da psicofarmacologia. Em vista disso, o objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos ansiolíticos dos flavonoides crisina e flavonaem zebrafish adultos. A pesquisa implica testar os efeitos ansiolíticos de dois flavonoides crisina e flavona, utilizando zebrafish adultos (Danio rerio) para os testes comportamentais, como teste de preferência claro/escuro e distribuição vertical eliciada pela novidade (DVEN), contribuindo para identificar se os efeitos do tipo ansiolítico produzidos pela crisina e flavona são devidos à presença de radicais hidroxila em sua estrutura, o que poderia favorecer o design específico de novas moléculas destinadas à farmacoterapia da ansiedade, testando, portanto, os efeitos ansiolíticos em comparação dos dois flavonoides crisina e flavona utilizando zebrafish adultos.
IMPACTO DO COVID-19 NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA




O vírus do Covid-19 propagou-se velozmente por todo o mundo no início de 2020, caracterizando-se como umaepidemia de grandes proporções. Além dos problemas de saúde física, econômica e social que a pandemia desencadeou, trouxe também sofrimento psíquico e vários transtornos psicológicos para a população, dentre eles, o transtorno de ansiedade generalizado (TAG). Analisar por meio da revisão de literatura, estudos realizados sobre o desenvolvimento do TAG na população mediante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e os principais fatores que colaboraram para desencadear quadros ansiosos, ressaltando os impactos negativos e as possíveis intervenções dentro da psicologia. Pesquisa realizada a partir de levantamento bibliográfico de estudospublicados em bases de dados do PubMed, Science Direct e SciELO, com abordagem integrativa sobre os impactos na saúde mental trazidos pela pandemia, que contribuíram para a prevalência da TAG. Observou-se que, o cenário pandêmico teve grande influência para o desenvolvimento e agravo da TAG na população, fazendose assim necessário um olhar mais voltado para a mesma.
POLIMORFISMOS DO GENE FTO E RISCO DE OBESIDADE: UMA ANÁLISE DAS FREQUÊNCIAS ALÉLICAS EM POPULAÇÕES BRASILEIRAS E OUTROS GRUPOS DE ANCESTRALIDADES GENÉTICAS




A obesidade é uma condição complexa influenciada por fatores comportamentais, ambientais e genéticos. Este estudo explorou a distribuição de variantes genéticas associadas à obesidade, focando nos SNPs do gene FTO, em diferentes grupos de ancestralidade. Utilizando dados de bancos genéticos populacionais como gnomAD e ABraOM, foram investigadas as frequências alélicas de dez SNPs associados a IMC/obesidade em genótipos de alta qualidade usando dados do gnomAD e ABraOM em populações europeias, afro-americanas, do Leste Asiático, Sul Asiático, Brasil e Oriente Médio. Análises estatísticas foram conduzidas no R Studio v.4.3.1, incluindo Qui-Quadrado e correção FDR. Análises estatísticas revelaram diferenças significativas nas frequências alélicas entre a população brasileira e os demais grupos em alguns SNPs, destacando que os europeus apresentaram as maiores frequências de alelos associados à obesidade. Por outro lado, populações asiáticas mostraram as menores frequências para alguns SNPs estudados. Apesar das limitações, como variações nas amostras disponíveis nos bancos de dados, este estudo reforça a importância das bases genéticas na compreensão e manejo da obesidade, ressaltando a necessidade de estudos adicionais em populações diversificadas para orientar intervenções personalizadas no tratamento da obesidade.
PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO SUDESTE DO PARÁ




Objetivos: Realizar o diagnóstico situacional de puérperas internadas no pósparto imediato no Hospital Materno Infantil de Marabá, acerca dos seusconhecimentos sobre violência obstétrica (VO). Métodos: Trata-se de umestudo descritivo qualitativo. A realização do estudo se deu nas seguintesetapas: submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa e diagnósticosituacional. Após submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa, foi aplicado oquestionário com perguntas acerca do tema da violência obstétrica. O períodode diagnóstico situacional se deu entre Março e Julho de 2024. Resultados: 51puérperas participaram da pesquisa. Na análise estatística 50,9% dasparticipantes da pesquisa tiveram parto cesárea. 43,2% das puérperasentrevistadas não sabem o que é violência obstétrica, 62,8% não conhecem amanobra de Kristeller e 58,9% não sabem o que é a episiotomia. 17,6%relataram terem sofrido violência verbal durante o processo de parto. 29,4%tiveram toques vaginais repetitivos. 74,5% revelaram terem exercido o seudireito de possuir acompanhante durante o processo de parto, mas relataramque o acompanhante só pôde estar presente durante o parto defato. Conclusão: A violência obstétrica ainda é um fator muito presente nacidade de Marabá, além da falta de conhecimento das gestantes acerca doassunto, o que contribui para o aumento dos casos de VO.
EFICÁCIA DE INFILTRAÇÕES INTRA-ARTICULARES GUIADAS POR ULTRASSOM NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DO JOELHO: uma revisão integrativa




Objetivo: Realizar revisão integrativa sobre a eficácia de infiltrações intra-articulares guiadas por ultrassom no tratamento da dor em pacientes com osteoartrite do joelho. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa. A amostra foi composta por trabalhos científicos que responderam à questão de pesquisa e a coleta de dados realizada em fevereiro de 2024. Resultados: Constatou-se que o tratamento oral para OAJ não é suficiente para controlar a doença e, por essa razão, a prescrição de infiltração por via intra-articular tem sido satisfatória, principalmente quando guiadas por ultrassom. As infiltrações melhoram a rigidez, a capacidade functional e a mobilidade. Além disso, proporcionam maior conforto, bem-estar e qualidade de vida para o indivíduo com OAJ. Conclusão: as infiltrações intra-articulares guiadas por ultrassom são mais eficientes que outras modalidades farmacológicas, por reduzirem significativamente as queixas álgicas em período mais prolongado, melhorar a rigidez, capacidade funcional, mobilidade e por assegurarem aos portadores de OAJ maior conforto, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, as infiltrações intra-articulares guiadas por ultrassom são realizadas de forma mais segura e eficaz.
DIFICULDADES ENFRENTADAS POR CUIDADORES DE PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL




ANÁLISE COMPARATIVA DE PADRÕES ELETROCARDIOGRÁFICOS E SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS ISQUÊMICAS DO CORAÇÃO EM POPULAÇÕES DA ZONA RURAL E URBANA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA




Objetivo: Analisar as populações rurais e urbanas do Município de Marabá-PA, diferenciando padrões eletrocardiográficos e sua associação com fatores de risco para doenças isquêmicas do coração. Métodos: Estudo transversal, analítico, descritivo, observacional que incluiu 163 pacientes maiores de 40 anos de 6 Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram obtidos por meio de fichas de entrevista avaliando as seguintes variáveis: sexo, idade, raça, estado civil, filhos, escolaridade, histórico pessoal, estilo de vida, índice de massa corporal e circunferência abdominal além da realização de Eletrocardiogramas. Resultados: Foi possível observar que do total de pacientes da zona rural, destes, 39% (n=30) possuem alterações não relacionados à isquemia, 53,2% (n=41) estão dentro dos limites da normalidade e 7,8% (n=6) possuem alterações isquêmicas ou presença de doenças cardíacas isquêmicas (DCI) no eletrocardiograma. Na zona urbana, foram coletados um total de 83 ECG, destes 45,8% (n=38) dispõem de alterações não isquêmicas, 47% (n=39) estão dentro dos limites da normalidade e 7,2% (n=6) contêm alterações isquêmicas ou presença de DCI. Conclusão/Considerações finais: 50% de ambos os grupos obtiveram alguma alteração no exame, e cerca de 7% dos pacientes analisados tiveram alterações isquêmicas. As AI predominantes foram: área eletricamente inativa, IAM prévio e Bloqueio de Ramo.
SUICÍDIO ENTRE ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA




O suicídio é um comportamento caracterizado pelo pensamento ou ato de se matar. Éconsiderado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo uma taxa maiordo que a média da população geral entre os estudantes de medicina. Essa realidade éexplicada devido à grande demanda de estudos, horas de trabalhos em estágios eautocobrança comum entre os futuros médicos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalhoé realizar uma revisão bibliográfica a partir da análise de estudos que avaliaram ocomportamento suicida entre os estudantes do curso de medicina. Para isso, foirealizada uma busca de alta sensibilidade em bases de dados Biblioteca Virtual emSaúde (BVS), Pubmed e Web of Science utilizando descritores de “estudantes demedicina’’ e “suicídio”. Foram incluídos 13 estudos de nove países com uma amostratotal de 11.473 participantes. Identificou-se que o suicídio é comum em pessoas comtranstornos mentais, em especial entre depressivos. Somado a isso, percebeu-se que arotina pesada da graduação, a longa duração do curso e a dificuldade de atrelar estudo etrabalho são fatores de risco para ideação, pensamento e prática suicida.
OS IMPACTOS DA COVID-19 EM PACIENTES COM TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO




RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS E A PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM PORTADORES DE HELICOBACTER PYLORI




Helicobacter pylori é uma bactéria que coloniza a mucosa gástrica e infecta mais de 50% da população mundial. Nos últimos anos, vários estudos demonstraram que a infecção por H. pylori pode não se limitar ao trato digestivo, e que a presença da bactéria pode ser associada a doenças extra digestivas. A associação entre a infecção por H.pylori e o desenvolvimento de alterações metabólicas ainda não foi elucidada de forma contundente. O objetivo magno traçado para construção do presente estudo é determinar se há associação entre os indicadores antropométricos e pressão arterial com a infecção por Helicobacter pylori. Estudo de Revisão de Literatura com natureza descritiva construída com base em artigos de relevância científicos selecionados a base de crivo rígido. Mesmo com as pesquisas em ascensão, ainda não se pode comprovar a verdadeira relação da Infecção por Helicobacter pylori e as alterações antropométricas e de pressão arterial, assim como, relação com a Síndrome Metabólica.Constitui-se ação plausível, construir achados com base em pesquisas para compreender de forma mais concisa o que a Infecção pelo HP pode desencadear em relação aos parâmetros antropométricos e pressão arterial apesar de não termos encontrado ligação definitiva entre as nuances.
PERFIL DE ATENDIMENTO DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARABÁ: Estudo de viabilidade para implantação de protocolo para trombólise




Introdução: Acidentes vasculares cerebrais são causados por alterações no fluxo sanguíneopara o cérebro. O acidente vascular cerebral é a causa da morte das células nervosas na áreado cérebro afetada e pode resultar de um vaso sanguíneo bloqueado – o chamado acidentevascular cerebral isquêmico –, ou de um vaso sanguíneo rompido – um acidente vascularcerebral hemorrágico. Esse bloqueio dos vasos sanguíneos no cérebro pode ser decorrente detrombose (formação de placa nas principais artérias do cérebro) ou embolia (quando umcoágulo sanguíneo ou placa de gordura de outra parte do corpo se rompe e viaja através darede sanguínea para o cérebro), sendo o isquêmico com a prevalência de 56,3% dos casos deAVE, segundo estudos realizados em 2017 em 60 cidades do Brasil. Grandes centros deatendimentos, conforme preconizado pelo SUS, devem dispor de um Centro de Atendimentode Urgência de AVC (CAUAVC). Objetivo: Demonstrar a importância da implantação deum protocolo para trombólise no Hospital Municipal de Marabá (HMM), a fim de melhorarou amenizar o quadro do paciente admitido com diagnóstico de AVE isquêmico.Metodologia: Este trabalho consiste em uma pesquisa observacional, de objetivo descritivo,de delineamento longitudinal prospectivo e de caráter qualitativo. Foi realizado durante 06meses com a análise de pacientes admitidos no HMM com o quadro de Acidente VascularEncefálico. Para obtenção dos dados, optou-se pela criação de uma ficha paraacompanhamento de tais pacientes internados. O estudo se deu pela amostra de 33 pacientes,sendo a maioria estatisticamente significante (*p = 0,0367) do sexo masculino (69,7%).Conclusão: Houve proporção estatisticamente significante (*p = 0,0357) de pacientes comAVC isquêmico (60,6%), ficando o AVC hemorrágico com 39,4% dos casos, logo, vimos quea prevalência de pacientes com AVC isquêmico torna-se maior, e o tempo de atendimento dosmesmo desde a sua entrada até a avaliação neurológica, deveras grande. Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral; AVC Isquêmico; Terapia Trombolítica.ABSTRACTIntroduction: Strokes are caused by changes in blood flow to the brain. Stroke is the cause ofnerve cell death in the affected area of the brain and can result from a blocked blood vessel,called ischemic stroke, or from a ruptured blood vessel, a hemorrhagic stroke. This blockageof blood vessels in the brain can be due to thrombosis (plaque formation in the main arteriesof the brain) or embolism (when a blood clot or fatty plaque from another part of the bodybreaks off and travels through the bloodstream to the brain). , being ischemic with aprevalence of 56.3% of stroke cases, according to studies carried out in 2017 in 60 cities inBrazil. Large care centers, as recommended by the SUS, must have a Stroke Emergency CareCenter (CAUAVC). Objective: To demonstrate the importance of implementing a protocolfor thrombolysis at the Hospital Municipal de Marabá (HMM), in order to improve oralleviate the condition of patients admitted with a diagnosis of ischemic stroke.Methodology: This work consists of an observational research, with a descriptive objective,of a prospective longitudinal design and of a qualitative nature, the study was carried outduring 6 months with the analysis of patients admitted to the HMM with the condition ofCerebral Vascular Accident. To obtain the data, it was decided to create a form to monitorsuch hospitalized patients, the study was based on a sample of 33 patients, the statisticallysignificant majority (*p = 0.0367) being male (69.7% ). Conclusion: there was a statisticallysignificant proportion (*p = 0.0357) of patients with ischemic stroke (60.6%), withhemorrhagic stroke accounting for 39.4% of cases. becomes longer, and the care time forthem from admission to neurological evaluation becomes very long.
OS EFEITOS DA COVID-19 NA SAÚDE PSICOLÓGICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARABÁ-PA




Pandemia, Coronavírus, Profissionais de saúde, Saúde mental.9ABSTRACTIntroduction - The pandemic generated by covid-19 caused major changes, both in theorganization of health services and in the physical and mental health conditions of professionalswho were on the front line, such as doctors, nurses, nursing technicians and physiotherapists.Objective – To identify the main psychological effects of the covid-19 pandemic on healthprofessionals at the Municipal Hospital of Marabá – PA. Methods – The study population consistedof HMM health professionals, physicians, nurses, nursing technicians and physiotherapists whoworked on the front line caring for patients with covid-19 and who agreed and signed the TCLE, inthe years 2020 and 2021 To obtain the data, experiments were applied with the final aim ofcomparing the data collected with data from the literature and analyzing the consequences on themental health of health professionals arising during the Covid-19 pandemic. Results – The studywas built with an initial sample of 255 professionals belonging to a Public Hospital in Marabá. Only105 of these accounted quantitatively for statistical analyses. The female gender had greaterexpression, with more than 70% of the sample. Nursing Technicians were a more prevalent sampleof professionals with more than 70%. After applicability of the tests, the Hamilton Scale scoreinterval and the Post-Traumatic Stress Scale, different results were obtained according to eachprofession under analysis in the study, distributed according to the obtained score interval.Discussions – Health professionals who went through the COVID-19 pandemic period were hitwith psychological and emotional sequelae to the point of causing direct interference in their dailywork. Family distance, vulnerability to nosocomial infection, the endless number of patientsdiagnosed with COVID-19 and direct contact with the volume of deaths were direct triggers fordeveloping imbalances in the mental health of those professionals. Conclusion – Scars developedover the course of the pandemic fell on health professionals, staying on the front line or behind thescenes of the process. Anxiety, Depression and Post-Traumatic Stress were the most prevalentpsychological disorders. In this atmosphere, with the marks left by COVID- 19, professionalsaffected by a more careful look to the point of reducing damage for better work continuity andmaintenance of social life.Keywords: Pandemic, Coronavirus, Health professionals, Mental healthIntrodução - A pandemia gerada pela Covid-19 ocasionou grandes modificações, tanto naorganização dos serviços de saúde quanto nas condições de saúde física e psíquicas dosprofissionais que atuam na linha de frente, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem efisioterapeutas. Objetivo – Identificar os principais efeitos psicológicos da pandemia da covid-19nos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Marabá – PA. Métodos – A população deestudo foi composta pelos profissionais desaúde do HMM, médicos, enfermeiros, técnicos deenfermagem e fisioterapeutas que atuaram na linha de frente atendendo pacientes com covid-19 eque concordaram e assinaram o TCLE, no ano de 2020 e 2021. Para obtenção dos dados, foiaplicado questionários com intuito final de comparar os dados coletados com os dados da literaturae analisar as consequências na saúde mental dos profissionais de saúde advindas duranteapandemia da Covid-19. Resultados – O estudo foi construído com uma amostra inicial de 255profissionais pertencentes a um Hospital Público de Marabá. Somente 105 destes, contabilizaramquantitativamente para às análises estatísticas. O gênero feminino teve maior expressão, commais de 70% da amostra. Os Técnicos de Enfermagem foram a amostra de profissionais maisprevalente com mais de 70%. Após aplicabilidade dos questionários o intervalo de escore daEscala de Hamilton e Escala de Estresse Pós-Traumático se obtiveram diversos resultados deacordo com cada profissão em análise do estudo, distribuídos em função do intervalo de escoreobtido. Discussões – Os profissionais de saúde que transpassaram o período pandêmico daCOVID-19 foram atingidos com sequelas psicológicas e emocionais a ponto de gerar interferênciadireta no seu cotidiano laboral. A distância familiar, a vulnerabilidade da infecção hospitalar, onúmero infindo de paciente com diagnóstico de COVID-19 e o contato direto com o montante demortes, foram gatilhos diretos para desenvolver desequilíbrios na saúde mental dessesprofissionais. Conclusão – Cicatrizes desenvolvidas ao delongo da pandemia recaíram sobre osprofissionais da área da saúde, estando na linha de frente ou nos bastidores do processo.Ansiedade, Depressão e Estresse Pós-Traumático se evidenciaram como as afecções psicológicasmais preponderantes. Nessa atmosfera, com as marcas deixadas pela COVID-19, os profissionais afetados necessitam de um olhar mais cuidadoso a ponto de reduzir os danos para melhor continuidade laboral e manutenção da vida social.
VISÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA EM RELAÇÃO AO USUÁRIO DE TRANSTORNO MENTAL




O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa, realizada com os estudantes de medicina de Faculdade de Ciências Médicas do Pará(FACIMPA), no município de Marabá-PA. A pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar a visão dos acadêmicos de medicina em relação ao usuário com transtorno mental, explorando possíveis diferenças, em relação a outros estudos realizados por outros autores. Como instrumento de coleta dedados foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas fechadas, criado na plataforma Google Forms e enviado de forma online via WhatsApp. Com uma distribuição nos dois sexos, foi constituída por 118 estudantes de medicina, do 8° ao 5° período pelo qual já passaram pela disciplina de Instituição e Ensina na Comunidade (IESC). Os resultados encontrados apontam boas experiências vividas na disciplina (36,44%), preparo adequado para atender o paciente com transtorno mental(31,36%), concordam satisfatória a cargo horária o curso em relação a disciplina de Saúde Mental(35,59%. No entanto, outras análises revelaram diferenças significativas em itens específicos como“Considera que o paciente apresenta risco a sociedade”, “Considera que o paciente deve ficar isolado”,“O contato com o paciente durante o curso deve ser ampliado” e “Considero que paciente com transtorno mental me desperta sentimentos negativos”. “Quais sentimentos foram mais presentes quando tive contato com usuários com transtorno mental”.Tendo em conta as referências bibliográficas utilizadas, verifica-se que os resultados obtidos são consistentes e apresentam importância para maior conscientização dos acadêmicos de medicina sobrea problemática dos pacientes com transtornos mentais e a desmistificação do preconceito. A simplicações mais evidentes deste estudo apontam para a redefinição e incentivo a novas estratégias de educação, junto dos estudantes de medicina.
PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DA REGIÃO NORTE: EFICÁCIA NO TRATAMENTO DE VAGINITES FÚNGICAS – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA




O intuito da confecção desta revisão sistemática é avaliar a eficácia e segurança do uso de plantas medicinais e fitoterápicos que são utilizadas na região Norte-Amazônica no tratamento de vaginites e vaginoses. Método: Uma busca sistemática foi realizada nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Google Acadêmico e Scielo, utilizando os termos "plantas medicinais", “fitoterápicos", "vaginite", “antifúngico”, “fungicida” e outros. Foram selecionados estudos que avaliaram a eficácia e segurança de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de vaginites e vaginoses em seres humanos. Resultados: Das 9 plantas medicinais utilizadas nesta revisão sistemática, 7 são recomendadas pelo RENISUS, a aroeira (Schinus terebinthifolius) e espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) já são tidas como uso seguro. Outras como a losna (Artemisa absinthium), pitangueira, copaíba, goiabeira e barbatimão também são recomendados e tem sido vistas com grande interesse. Durante a confecção do estudo, a sucupira foi descartada devido à entraves para encontrar estudos a respeito do seu potencial antifúngico e relacionados a ginecologia nas plataformas e idiomas utilizados. Considerações finais: Os resultados desta revisão sistemática sugerem que o uso de plantas medicinais e fitoterápicos podem ser uma alternativa eficaz e segura no tratamento de vaginites e vaginoses. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que foram encontrados poucos estudos publicados nas bases de dados consultadas durante o período de análise, que atribuíam potencial antifúngico às plantas da RENISUS.
FISIOPATOLOGIA DA LESÃO RENAL AGUDA NA INFECÇÃO POR COVID- 19: REVISAÃO INTEGRATIVA.




A doença causada pelo coronavírus disease 2019 (COVID-19) é considerada um grave problema de saúde pública a nível mundial, capaz de causar síndrome respiratória aguda grave, com relevante morbimortalidade. Considerando asevidências existentes sobre a elevada prevalência de lesão renal aguda (LRA) em pacientes graves com covid-19 e de sua associação com maior mortalidade, entender a fisiopatologia da LRA nesse contexto se torna imperativo. Objetivo: realizar um revisão de literatura sobre as evidências mais recentes sobre a fisiopatologia da LRAna infecção por COVID-19. Método: estudo de revisão integrativa da literatura sobre as evidências mais recentes na fisiopatologia da LRA na infecção por covid-19. A busca dos artigos foi realizada pela biblioteca virtual de saúde, no período de agosto a setembro de 2022, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Systemon-line (Medline). Foram incluídos artigos completos disponíveis nos idiomas português e inglês sobre o tema nos últimos 5 anos. Resultado: Foram considerados elegíveis para esta revisão o total de 10 artigos. A maioria dos artigos elegíveis apresentava metodologia de natureza qualitativa e se concentraram no período de 20221 a 2022. A LRA na COVID-19 tem mecanismos multifatoriais, incluindo efeito viral direto, causas secundárias à disfunção cardíaca, fenômeno tromboembólico, fatores vasculares, tempestade de citocinas, além de toxicidade por drogas. Ademais, a fisiopatologia da LRA inclui mecanismos de lesão podocitária, de necrose tubular aguda, disfunção mitocondrial e oclusão arterial. Conclusão: esta revisão evidencia a necessidade de novas pesquisas sobre o tema abordado para que seja possível que todos os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da LRA na infecção por COVID19 possam ser melhor elucidados.
A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA PEDIÁTRICA NO PRÉ-NATAL




O pré-natal representa um conjunto de consultas programadas, as quais têm como objetivo proporcionar não somente um desenvolvimento fetal adequado, mas também assegurar uma gestação com o mínimo de riscos para a mãe. Nesse contexto, um elemento fundamental para a eficácia e aprimoramento dos cuidados no pré-natal, é o pediatra. Tendo em vista que, a consulta pediátrica no pré-natal possibilita o fortalecimento da relação entre a equipe de saúde e a família, a construção de habilidades parentais, a redução da morbimortalidade neonatal, entre outros. Objetivo: Discutir e ressaltar a importância da consulta pediátrica no pré-natal nos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde, bem como incentivar a sua prática na rotina pediátrica na Atenção Básica. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura a partir da análise e seleção de artigos científicos na língua inglesa e portuguesa, nas seguintes bases de dados BIREME, Google Acadêmico, American Academy of Pediatrics e Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde. Além disso, foram utilizadas as informações de manuais, portarias, redes de atenção, protocolos, e cadernos de atenção básica disponíveis pelo Ministério da Saúde, bem como as bibliografias Tratado de Pediatria e o Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Conclusão: A consulta pediátrica no pré-natal é de grande relevância para a qualificação do atendimento à mãe e ao bebê não somente durante a gestação, mas também no período pós-natal. Portanto, a inclusão do pediatra durante a gestação é um assunto que deve ter maior reconhecimento atualmente, para que haja a integração desse serviço no Sistema Único de Saúde.
REPERCUSSÕES NEUROPSIQUIATRICAS EM DECORRÊNCIA DA INFECÇÃO POR COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA




A sepse define-se como uma síndrome clínica caracterizada por uma inflamação sistêmica ocasionada por uma infecção, levando a uma disfunção orgânica com níveis de gravidade variáveis, desde a sepse ao choque séptico. A sepse tornou-se um problema de saúde pública devido seus índices expressivos de morbidade e mortalidade, ocasionando elevação dos custos hospitalares decorrentes do aumento do tempo de permanência associado ao tratamento de suas complicações. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a relevância do diagnóstico e tratamento da sepse com impacto na redução da morbimortalidade. Trata-se de um estudo de revisão sistemática descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, que propõe identificar a importância do diagnóstico precoce e tratamento da Sepse com impacto na redução da mortalidade. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online (MEDLINE). A busca e análise contou com artigos de periódicos científicos nacionais e internacionais, considerando o período temporal de 2016 a 2021 e que compartilham da temática e objetivo proposto. A sepse está entre umas das patologias prevalentes de internação em UTI e possui elevada taxa de mortalidade. O uso de protocolos clínicos bem estabelecidos, treinamento de profissionais, diagnóstico precoce baseado em ferramentas clínicas e diretrizes, associados ao tratamento precoce, primordialmente na primeira hora, segundo especialistas podem promover melhores prognósticos, minimizar danos e sequelas nesses pacientes, contribuindo para a redução da morbimortalidade.
IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE PROFILAXIA DE TVP E TEP EM HOSPITAL DE MARABÁ




O trabalho tem por objetivo, relatar a experiência da implantação de um protocolo de profilaxia para TEV, que buscou melhorar a assistência aos pacientes do Hospital Municipal de Marabá. A realidade do Hospital Municipal de Marabá aponta para usuários do Sistema Único de Saúde que não recebem um tratamento profilático para Tromboembolismo Venoso. Além disso, esses eventos também são descritos como importante causa de morte hospitalar a ser prevenida, pois é a terceira causa de morte por doença cardiovascular. Este trabalho consiste em um estudo descritivo, no qual se pontuou o caminho percorrido do planejamento à implantação do protocolo. Constatou-se que haviam discrepâncias de condutas entre os médicos, percebeu-se o grande tempo que os pacientes percorriam internados (média de cerca de 9 dias para pacientes cirúrgicos e 30 dias para pacientes clínicos), assim como observou-se que aproximadamente 50% dos pacientes clínicos e cirúrgicos recebiam a conduta médica inadequada. Por meio da coleta de dados é possível afirmar que a implementação de um protocolo para tromboembolismo venoso é necessária e importante. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para se obter uma avaliação mais consistente dos efeitos a longo prazo da implementação.
OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA COMO RECURSO TERAPÊUTICO EM PACIENTES COM DEPRESSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que exerce inúmeros impactos de ordem biológica,social e psicológica. Na qual o principal sintoma é o humor deprimido e a perda de disposição ouprazer em suas atividades, baixa autoestima e a falta de esperança, dessa forma, é uma doençacom maior índice de suicida. Portanto recentemente novas pesquisas foram surgindo e mostrando otratamento de forma não medicamentosa. Diante do contexto, o principal objetivo do trabalho éidentificar os benefícios da atividade física como estratégia terapêutica para pacientes comdepressão. Deste modo, esta pesquisa será realizada através de uma revisão integrativa daliteratura, que obedecerá a metodologia de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráterexploratório e descritivo, utilizando-se artigos científicos atualizados, pesquisados nas bases dedados PubMed, Scielo e BVS. Portanto, espera-se através da pesquisa que sejam ressaltados eevidenciados os benefícios da atividade física em pacientes com depressão, a fim de melhorar otratamento deles, apontando a importância de uma alternativa não medicamentosa.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS: Estratégias criadas para orientação dos usuários da APAE de Marabá durante a pandemia da COVID-19




A pandemia do covid-19 veio como um fenômeno que colocou à prova a capacidade de resiliência e adaptação da humanidade moderna, exigindo transformações que garantissem a manutenção do funcionamento mínimo das atividades que compõem o ecossistema da sociedade e que obedecessem a todos os protocolos implantados pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do vírus Sars-Cov-2. Isto posto, o presente estudo é pautado na necessidade de investigar, como se deram essas referidas adaptações no âmbito da instituição APAE de Marabá-PA, e será executado através da pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo a ser realizada pela aplicação de ferramenta de coleta de dados, por meio de um questionário, ao grupo de profissionais de educação e saúde atuante naquela instituição. Desta maneira, observamos com a pesquisa que diversos mecanismo foram encontrados para contrapor as dificuldade geradas pela pandemia, como por exemplo, tanto o desenvolvimento de um sistema remoto de ensino como também a entrega de materiais impressos para as pessoas que não tinham acesso à internet, além disso observamos também que tanto entre os profissionais como também os usuários e seus famiiares desenvolveram certos transtornos psiquiátricos, como por exemplo ansiedade e depressão, tudo isso gerado pela contexto da pandemia. Com isso é possível afirmar que a pandemia da cond-19 gerou consequências tanto no intelecto como psicológicas dos usuários e dos profissionais, mas que foi mitigado pelos esforços dos profissionais da saúde e educação em ensinar não só as matérias básicas como também a prevenção em saúde para os usuários e familiar para que eles se protegessem da doença.
SUICÍDIO ENTRE ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA




O suicídio é um comportamento caracterizado pelo pensamento ou ato de se matar. É considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo uma taxa maior do que a média da população geral entre os estudantes de medicina. Essa realidade é explicada devido à grande demanda de estudos, horas de trabalhos em estágios e autocobrança comum entre os futuros médicos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica a partir da análise de estudos que avaliaram o comportamento suicida entre os estudantes do curso de medicina. Para isso, foi realizada uma busca de alta sensibilidade em bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Pubmed e Web of Science utilizando descritores de “estudantes de medicina’’ e “suicídio”. Foram incluídos 13 estudos de nove países com uma amostra total de 11.473 participantes. Identificou-se que o suicídio é comum em pessoas com transtornos mentais, em especial entre depressivos. Somado a isso, percebeu-se que a rotina pesada da graduação, a longa duração do curso e a dificuldade de atrelar estudo e trabalho são fatores de risco para ideação, pensamento e prática suicida.
RISCO DE DÉFICIT COGNITIVO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS EM MARABÁ-PA




O diabetes mellitus é uma patologia pandêmica caracterizada por desequilíbrio glicêmico por alterações na ação ou produção da insulina, acarretando inúmeras repercussões como a demência. O Brasil é o 5° colocado em maior número de portadores de DM no mundo. Segundo o Ministério da saúde brasileiro. O objetivo deste estudo foi investigar o perfil epi de miológico e clínico das pessoas com Diabetes Mellitus com risco de desenvolverem distúrbios cognitivos. Trata-se de uma pesquisa transversal, de campo e abordagem descritiva onde foram avaliados pacientes diabéticos residentes de Marabá -PA. Um total de40 voluntários participaram da pesquisa respondendo dois formulários. Os resultados apontam que 55% dos voluntários apresentaram déficit cognitivo, a maioria se encontra entre55 e 64 anos de idade (40%), 57,5% cursaram até o ensino fundamental, 40% tratavam diabetes há mais de 10 anos, 65% eram hipertensos e 35% não realizavam controle glicêmico em sua rotina. Quanto ao Mini exame do estado mental, os resultados apontaram,principalmente, déficits no cálculo e na linguagem. Diante disso, vale ressaltar, a importânciade novas pesquisas nessa temática informando pacientes e profissionais quanto a essasalterações.
FATORES QUE DIFICULTAM A ADESÃO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NOS PRIMEIROS SEIS MESES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ - PA




O Aleitamento Materno (AM) é uma fonte de nutrição, um método de criação de vínculo entre genitora e lactente e uma forma de proteção à saúde física e mental de ambos. É recomenda do que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida do infante, pois, além de completo nutricionalmente, o protege contra infecções, alergias e diarreias e permite um maior desenvolvimento do sistema locomotor e respiratório. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em identificar os principais fatores que dificultam a adesão ao aleitamento materno exclusivo em uma Unidade Básica de Saúde no município de Marabá – PA. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo quantitativa e descritiva, por meio da aplicação de um questionário a cento e duas mulheres cadastradas na UBS de escolha, que buscavam serviços de puericultura, A predominância da pesquisa foi de mulheres pardas(74,5%) com ensino médio completo (48,0%), sendo estas proporções, estatisticamente significantes (p < 0,0001*) na amostra coletada. As demais variáveis com significância foram a faixa etária (44,1% com 18 e 25 anos), ocupação (43,1% do lar), renda familiar (61,8% com um salário-mínimo) e orientações pela Atenção Básica. Logo, vimos que os principais agravantes que reduzem a realização do AME são a idade materna reduzida, a ausência de licença maternidade, a baixa escolaridade, utilização de mamadeira ou chupeta e a falta de orientação durante o pré-natal.
CONHECIMENTO SOBRE DIABETES GESTACIONAL: UM ESTUDO NO CENTRO DE ESPECIALIDADE INTEGRADA DE MARABÁ-PA




A diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma doença causada pela deficiência de insulina da mãe, causada a partir do aumento de consumo de insulina pelo embrião e pelo aumento da produção de hormônios que atuam reduzindo a insulina, como cortisol e prolactina. É uma condição gestacional que gera malefícios à saúde materna, como aborto e pré-eclâmpsia, e à saúde infantil, pois filhos de mães de diabéticas possuem maior risco de nascerem com macrossomia e icterícia. Sendo Marabá um município com grande incidência de diabetes mellitus gestacional, esse trabalho procurou descrever os problemas de saúde e o perfil das pacientes tratadas no Centro de Especialidades Integradas, o que mostrará quais os impactos da patologia na evolução da gravidez destas mulheres. Este é um estudo de desenho exploratório do tipo analítico e transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio de entrevistas com pacientes selecionados que aceitem participar de forma voluntária. Após a análise das respostas, percebeu-se que as gestantes com DMG eram mulheres com mais de 30 anos, pardas, com diabetes gestacional pela primeira vez. Evidenciou-se que as gestantes não estavam com um controle adequado da glicemia, fazendo mensuração em quantidade inadequada, especialmente aquelas que nunca haviam sido diagnosticadas com DMG.
DOENÇA DE ALZHEIMER E SÍNDROME DE DOWN: UMA CORRELAÇÃO ENTRE AS PATOLOGIAS




A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo que afeta principalmente a populaçãoidosa, a DA é um tipo de demência, caracterizada pela perda de neurônios e sinapse no córtexcerebral e em áreas subcorticais, que tem como manifestação principal um distúrbio da memória,sendo os seus sintomas classificados em fases, na fase inicial há alteração de níveis cognitivos, nafase intermédia apresenta dificuldade de recordar informações recentes, distúrbio na fala, iniciandorepetidamente a mesma conversa, na fase mais tardia da doença, apresenta maior agressividade,perda de autoconsciência, personalidade abusiva, paranoica ou ansiosa, neste estágio surge sinaisneurológicos como alterações de personalidade e isolamento social. O diagnóstico requer exameclínico completo com auxílio de exames de sangue, teste de estado mental e exames de imagemcomplementares. Ressalva a importância do acompanhamento familiar no diagnóstico é acomunicação com a família, tendo como objetivo principal uma abordagem humanizada e pedagógicapor parte do profissional e toda equipe envolvida. Correlaciona-se a DA com portadores de Síndromede Down por se tratar de uma alteração genética, caracterizada por um erro na divisão celularembrionária do cromossomo 21, que codifica a proteína precursora amiloide (APP) responsável pelasplacas senis após sua conversão em uma fração toxica. A DA ocorre muito mais cedo em pacientesportadores de SD em relação a população geral
PREVALÊNCIA DE ACIDENTES OFIDICOS EM MARABÁ-PA E REGIÃO NOS ANOS DE 2019 a 2021




Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que em 2020 no País foram notificados um total de 251.919 casos de acidentes por animais peçonhentos. Destes, 31.422 destes foram ocasionados por serpentes. Nesta perspectiva, é fundamental a realização de estudos que verificar a prevalência destes acidentes, bem como verificar a prevalência de acidentes por espécie de serpentes, objetivando contribuir com informações que podem ser usadas como referência para estoque de soros antiofídicos em hospitais e unidades básicas de saúde. Este estudo consiste em uma análise quantitativa de dados com base em dados, direcionado em estudos prévios sobre os casos de acidentes ofídicos, qual espécie tem a maior prevalência de casos e quais seriam a forma correta de tratar um paciente que sofreu este acidente dano entrada no Hospital Municipal de Marabá- PA.Com a avaliação da prevalência de acidentes ofídico na região de Marabá-PA, pode ser observado também os variados tipos de manifestações clinicas e complicações de cada espécie. Tais sinais podem ajudar na investigação para descoberta da espécie correta que provocou o acidente, e desta forma melhor tratá-la. Com base neste estudo buscamos identificar quais seriam as principais serpentes que habitam nesta área e quais seriam as que mais causam acidentes. Para com isso, melhor realizar uma distribuição dos soros antiofídico e fornece um melhor manejo para tais pacientes, suprindo tais necessidades do Hospital Municipal de Marabá-PA.
PLANEJAMENTO FAMILIAR: UMA REVISÃO LITERÁRIA




O presente trabalho de pesquisa aborda a problemática do planejamento familiar como ferramenta ao combate a gravidez indesejada, gravidez tardia, frente as consequências a saúde da mulher, bem como dispõe sobre mecanismos atuais contra as dificuldades dos casais em engravidar. Mesmo diante de sérias políticas de saúde pública existentes na medicina do planejamento familiar, ainda existe fragilidades nessa seara a serem combatidas. Dessa forma, o presente trabalho de pesquisa possui como objetivo geral, demonstrar o planejamento familiar e como objetivos específicos: a) destacar a legalidade e a importância do planejamento familiar; b) dispor sobre os métodos conceptivos disponíveis no mercado; c) expor os mecanismos para engravidar e por fim de abordar as consequências de uma gravidez tardia e as fragilidades dentro desse planejamento familiar. Sendo assim, o presente trabalho de pesquisa utilizou método de pesquisa hipotético-dedutivo, através de uma revisão de bibliografia, com a pesquisa qualitativa. Portanto é importante que sejam realizados e incentivados o uso de métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e tratamentos quanto a infertilidade, ou até mesmo a dificuldade de engravidar.
O MANEJO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




O presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que visa contribuir para a elaboração de políticas e práticas que promovam a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos profissionais de saúde, visando, consequentemente, um ótimo nível de cuidado ao paciente. A metodologia utilizada envolveu a seleção de artigos da base de dados PubMed publicados entre os anos de 2022 e 2023, a fim de delimitar as melhores formas e abordagens atuais no manejo e cuidado. A população de estudo considerada nesta revisão bibliográfica foi composta por profissionais da área da saúde que sofrem da Síndrome de Burnout. Foram estabelecidos critérios de inclusão que abrangem artigos, títulos e resumos que tratam especificamente da síndrome de burnout em profissionais da saúde, com bases psicossociais relacionadas à saúde, e com acesso gratuito ao texto completo. Os critérios de exclusão envolveram artigos com mais de dois anos de publicação e aqueles que não se enquadram no escopo da revisão, como os relacionados à educação. Dessa forma, foram utilizados os descritores burnout AND treatment AND management NOT education. Os resultados dos estudos revelaram informações valiosas sobre as abordagens adotadas nos sistemas de liderança e seu impacto na motivação intrínseca dos indivíduos. Os estudos que adotaram uma abordagem multifatorial, combinando terapia cognitivo comportamental, mindfulness e planos de resiliência pessoal, juntamente com modificações nos sistemas de liderança, apresentaram melhorias significativas nos quadros dos pacientes. Por outro lado, os estudos que se concentraram exclusivamente em modificar o estilo de liderança observaram melhorias menos acentuadas nos quadros e na prevalência do esgotamento. Já a implementação de programas virtuais demonstrou melhorias na prevenção de situações estressantes, embora a taxa de desistência nas amostras tenha sido um desafio a ser abordado.Dessa forma, este estudo destaca a importância de abordagens multifatoriais e de apoio adequado aos profissionais de saúde, promovendo um ambiente de trabalho saudável e oferecendo recursos para o cuidado adequado. Com base nessas descobertas, recomenda-se que políticas e práticas sejam desenvolvidas para fortalecer o suporte emocional, a capacitação e o bem-estar dos profissionais, visando à melhoria da qualidade do cuidado prestado.
ATENDIMENTO AO ALCOOLISTA EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: Revisão de Literatura




O uso do álcool vem desde os tempos antigos e atualmente é a substânciapsicoativa mais consumida no mundo. O consumo excessivo dessa substância éconsiderado um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendoresponsável por aproximadamente 3,3 milhões de mortes por ano, exigindo políticasque intervenham na promoção da saúde e prevenção do alcoolismo, principalmenteno âmbito da atenção primária. Assim, o objetivo deste trabalho foi sumarizar aspublicações científicas acerca da assistência ao alcoolista na atenção primária. Paratanto, foi realizada uma revisão Integrativa nas bases Literatura Latino-americana edo Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem(BDENF), National Library of Medicine (PubMed) por meio da Biblioteca Virtual emSaúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se comodescritores: Atendimento ao alcoolista; atenção primária; cuidados médicos; Álcool;Atenção básica, com um recorte temporal de cinco anos, a partir de 2017. Aorealizar a busca pelos artigos que restratassem a temática, foram encontrados 9artigos na base de dados SciELO, onde passaram por exclusão os estudos que nãofossem relacionados ao tema, duplicados ou incompletos, sendo selecionados 4artigos. Na base de dados BVS foram encontrados 42 estudos, após aplicar oscritérios de exclusão restaram 7 artigos, sendo 01 MEDLINE, 5 na LILACS e 1 naBDENF, cujos resultados se mostraram significativos. Foram identificadas limitaçõesquanto à disponibilidade de publicações sobre o tema em estudo. Além disso, éimportante ressaltar a necessidade de pesquisas adicionais que abordem oalcoolismo e as atitudes dos profissionais no modelo de atenção adotados naAtenção Primária à Saúde (APS).
TRANSTORNO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19: Revisão integrativa




A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas na vida das pessoas em todoo mundo, incluindo os profissionais da educação. Os docentes foram desafiados a adaptar suas práticas de ensino ao ensino remoto, lidar com a incerteza, a ansiedade eo estresse relacionados à pandemia e enfrentar demandas adicionais de trabalho.Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o impacto da COVID-19 na saúde emocional e mental de docentes do ensino superior. Para tanto, utilizou-se de revisão integrativa da literatura, por meio das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO),na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Publisher Medline (MEDLINE/PUBMED) eBase de Dados de Enfermagem (BDENF). Os descritores utilizados para identificação dos artigos, com combinações na língua portuguesa, foram: ansiedade; Depressão;Pandemia; Covid-19; Saúde mental; Docentes. Com recorte temporal de 2020 a abril de2023. Foram encontrados 88 artigos, e selecionados 11 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Os resultados da revisão indicaram que os docentes do ensino superior enfrentaram um aumento significativo nos níveis de ansiedade e depressão durante a pandemia da COVID-19. Os fatores contribuintes para esses problemas de saúde mental incluíram o medo da contaminação, a sobrecarga de trabalho, a falta de suporte emocional e a falta de treinamento adequado para o ensino remoto. Além disso,os docentes relataram dificuldades em conciliar o trabalho com as demandas pessoais,como o cuidado dos filhos e a preocupação com a saúde de familiares. Esses fatores combinados levaram a um aumento do estresse e do impacto negativo na saúde mental dos docentes. Com base nos resultados, os autores do estudo destacaram a importância de fornecer suporte emocional e psicológico adequado aos docentes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19. Esses resultados destacam a necessidade de intervenções e suporte adequados para proteger a saúde mental dos professores durante períodos de crise como a pandemia.
O USO INDISCRIMINADO DE METILFENIDATO POR ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MARABÁ




Este trabalho possui como objetivo geral avaliar o uso indiscriminado de metilfenidato por estudantes de medicina em uma instituição de ensino superior em Marabá. Para este estudo, a metodologia será um estudo exploratório e uma pesquisa de quantitativa, aplicando um formulário fechado aos alunos matriculados na faculdade do 1º ao 8º semestre, e o fundamento deste estudo será por meio dos autores Guerra (2013) e Brant e Carvalho (2012), o primeiro aborda a questão relacionada ao uso de Metilfenidato que vem se tornando uma importante questão de saúde pública com uma relevância significativa sociológica, econômica e sanitária; já os segundos retratam o uso indiscriminado da substância na atualidade que se faz na sua grande parte por universitários, empresários e profissionais da área de saúde. Entende-se que o Metilfenidato, popularmente conhecido como Ritalina®, é um estimulante que age no sistema nervoso central, resultando em maior atenção, concentração nas atividades desenvolvidas. Atualmente é o estimulante mais consumido no mundo, prescritos nos casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), porém por apresentar diversas vantagens, como por exemplo aumentar o rendimento nas atividades desenvolvidas, a substância tem sua prescrição indiscriminada, ou seja, o uso do medicamento por pessoas saudáveis que almejam apenas ter maior produtividade em atividades, como por exemplo, os estudos. Apesar de bastante vantajoso de imediato, pode trazer diversas consequências a longo prazo. Por meio desta pesquisa, espera-se levar aos acadêmicos à reflexão, mostrando os prejuízos que o uso indiscriminado de psicoestimulantes, sobretudo a Ritalina® pode prejudicar o usuário que auto se medica.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL NA REGIÃO DE CARAJÁS, PARÁ NOS ANOS DE 2018 A 2022




A Leishmaniose Visceral é uma doença causada pelo protozoário do gênero Leishmania, possui evolução crônica e capacidade de afetar diferentes sistemas do corpo, ocasionando, principalmente, o aumento do volume do fígado e do baço. Possuem como vetores os insetos conhecidos popularmente como “mosquito-palha”, sendo sua transmissão realizada a partir da picada deste. É uma doença endêmica do Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Por isso, o objetivo deste trabalho é traçar um perfil epidemiológico dos pacientes acometidos peladoença, que foram notificados entre os anos de 2018 e 2022 na região Carajás, no estado do Pará. Para isso, foi realizada busca de dados no sistema DATASUS, analisando as variáveis município, sexo, idade, raça e escolaridade dos pacientes notificados. Assim, foram notificados 624 casos em 16 municípios que compõe a região de saúde Carajás. Observou-se que o perfil de paciente mais prevalente habitava cidades mais urbanizadas, eram do sexo masculino, crianças menores de 5 anos, raça parda e com baixo grau de escolaridade
SÍFILIS CONGÊNITA: ASPECTOS CLÍNICOS E PREVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA




A sífilis é uma doença infectocontagiosa, que vem a anos desafiando ahumanidade, é transmitida por via sexual, sem proteção, de mãe infectada para o bebê epor transfusão de sangue contaminado, sendo assim de forma adquirida ou congênita. Asífilis congênita é considerada em alguns estudos como uma das principaisconsequências adversas na gravidez, incluindo natimortos e a morte neonatal. Objetivo:Identificar e analisar na literatura a produção científica nacional e internacional sobre aprevenção e educação em saúde da sífilis congênita. Metodologia: Trata-se de umarevisão integrativa da literatura. Obedecendo os critérios de inclusão e exclusão atravésdas bases, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências), SCIELO(Scientific Eletronic Librany Online), PUBMED (U.S National Libary of Medicine) eGoogle acadêmico, publicados nos últimos 5 anos. (2018 a 2022). Resultados eDiscussão: Foram selecionados 10 artigos, através deles observou se que as gestantesmais acometidas são de baixo nível socioeconômico, solteiras, e que não tiveram umpré-natal adequado. Conclusão: Conclui-se que embora a sífilis congênita tenha umaforma rápida de diagnóstico, ela continua crescendo durante todos esses anos, tendouma alta preponderância, no qual chegamos a nos questionar se o funcionamento dosprogramas já presentes está sendo suficiente para a demanda atual de controle,mostrando que se faz necessário o reforço das medidas preventivas e educativas porpartes governamentais e das gestões das Unidades Básicas de Saúde.
A BAIXA COBERTURA VACINAL E O AUMENTO DE CASOS DE POLIOMIELITE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA




INTRODUÇÃO: A poliomielite, normalmente chamada de paralisia infantil ou pólio, éuma patologia altamente infectocontagiosa de etiologia viral, causada pelo poliovírus(sorotipos 1,2,3), podendo afetar crianças e adultos, sendo mais frequente em criançasnão vacinadas. Diante disso, podemos observar que a vacinação constitui o meio maiseficaz para o enfrentamento desta doença e para a diminuição da mortalidadeocasionada por doenças infectocontagiosas e imunopreveníveis, já que indivíduosimunes protegem indiretamente indivíduos susceptíveis, interrompendo o ciclo detransmissão do patógeno em uma população. Apesar dos esforços de manter aerradicação da poliomielite no país, no Brasil, torna-se cada vez mais perceptível aqueda nas taxas de cobertura vacinal e as falhas nas estratégias de monitoramento,sobretudo, no que concernem as questões de imunização, favorecendo assim oaumento de casos de poliomielite no Brasil e no mundo. OBJETIVO: Analisar asproduções científicas acerca da relação entre a queda da cobertura vacinal e o aumentodos casos de poliomielite no Brasil. METODOLOGIA: Este trabalho tem como basemetodológica a revisão integrativa de literatura referentes ao território brasileiro,realizada nas bases de dados da MEDLINE (acesso via PubMed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS, via BVS), e SciELO a partir dacombinação de Descritores em Ciência da Saúde no portal da Biblioteca Virtual emSaúde. Optou-se por incluir artigos completos disponíveis nas bases de dados pré estabelecidas, publicados nos últimos cinco anos em português, que mensuram atemática e o objetivo do trabalho. A partir desses critérios, foi realizada uma análisecrítica dos estudos selecionados, que levou a construção de um quadro sinóptico, oqual abarca as principais informações dos artigos. RESULTADOS: Oito pesquisasatenderam aos critérios previamente estabelecidos, dos oito artigos, as bases de dadosBVS e Scielo obteveram maior expressividade nas buscas, observando os critériosestabelecidos, com três pesquisas cada. Os periódicos de cunho epidemiológico forampredominantes, dentre as publicações. DISCUSSÃO: Os resultados seguem tendêncialinear: é apontada queda na cobertura vacinal traduzida por piora dos indicadores doPNI especialmente em crianças menores de um ano, há ainda que se ponderar asheterogeneidades consideráveis dos indicadores de vacinação entre os municípios nosúltimos anos. É reafirmado entre as obras que há suscetibilidade para o surgimento dedoenças imunopreveníveis e que a baixa de indicadores poderá expor as pessoais aameaça decorrente da circulação do poliovírus. CONCLUSÃO: O fortalecimento dasações do SUS aliada à difusão de conhecimento de forma correta e responsável, assimcomo a criminalização de responsáveis pela divulgação empírica de quaisquerinformações que fogem à solidez de fatos científicos pode orientar a mudança dopanorama atual observado no Brasil
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ PARÁ NO PERÍODO DE 2019 A 2023.




Introdução: A hanseníase está entre as doenças mais antigas que afetam a humanidade, essa enfermidade é a expressão clínica de uma infecção crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Sua fisiopatologia envolve fundamentalmente duas formas distintas: paucibacilar e multibacilar. A principal via de entrada do bacilo no organismo suscetível é através das vias aéreas superiores. Uma abordagem crucial para o controle e rastreamento da doença envolve a realização de ações educativas em saúde, focadas no tema, e a avaliação dos contatos intradomiciliares para o controle da endemia. Objetivos: Avaliar o perfil epidemiológico dos casos de hanseníase no município de Marabá, Estado do Pará, abrangendo o período de 2019 a 2023. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo e retrospectivo. Utilizaram-se dados de notificação de hanseníase do Sistema de Informação em Saúde (SIS), através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pela secretaria municipal de saúde e secretaria de saúde do estado do Pará. Os dados obtidos abrangeram as seguintes variáveis: gênero, faixa etária e escolaridade. Resultados e discussão: Durante o período analisado, registrou-se um total de 490 casos de hanseníase em Marabá. Ao analisar os dados, observaram-se oscilações significativas nos anos de 2019 a 2022, e o estudo revelou a predominância de casos de hanseníase em indivíduos do sexo masculino, em pessoas com idade acima de 15 anos e com ensino fundamental incompleto. Conclusão: Os resultados deste estudo indicam a necessidade de manter as medidas já implementadas, ressaltando, no entanto, a importância de intensificar as ações de vigilância
AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS EXAMES CITOPATOLÓGICOS DO COLO DO ÚTERO NA 11ª REGIÃO DE SAÚDE DO PARÁ ENTRE 2019 E 2022.




O câncer de colo de útero é um grande problema na saúde pública. A incidência em todo o mundo chega a meio milhão de casos por ano, e está diretamente ligado ao HPV. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia de COVID-19 nas consultas preventivas da saúde da mulher na atenção primária, descrevendo a percepção das mulheres quanto à assistência médica e orientação prestada durante o período da pandemia, mostrando a importância do PCCU; assim como apontar as consequências e os riscos da não adesão ao exame preventivo; e apresentar a sensibilidade que o exame possui para as lesões neoplásicas e inflamatórias.
IMPACTOS DA CIRURGIA CARDÍACA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA




A cirurgia cardíaca envolve uma série de ações completas por parte dos profissionais, sendo estas de alto riscos, nas quais o cérebro é exposto a eventos isquêmicos-hipóxicos. O desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido é inerente a um bem-estar geral, o qual envolve desde o processo de maturação fetal até o momento do nascimento sem intercorrências. Existem várias anomalias que podem interferir na evolução do paciente lactente e, em especial, temos as que afetam o coração. As cardiopatias congênitas se caracterizam como sendo qualquer anormalidade que afete a estrutura e função do coração que surge quando este órgão ainda está sendo formado. Portanto, o objetivo deste trabalho é relatar os impactos ao desenvolvimento neuropsicomotor oriundos da cirurgia cardíaca corretiva utilizada em crianças acometidas por uma cardiopatia congênita. Nesse sentido, trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com artigos publicados entre 2012 e 2022, nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola e com conteúdo disponibilizado na íntegra. Como problema norteador da pesquisa utilizou-se: O recém-nascido que nasce com cardiopatia congênita e realiza cirurgia cardíaca tem impacto no desenvolvimento neuropsicomotor?. A pesquisa bibliográfica foi realizada entre novembro e dezembro de 2022, sendo realizada buscas nas bases de dados: PubMed, MedLine e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Cardiac Surgery, Newborn e Neurodevelopmental Disorders com o operador booleano “AND”. Como resultados, 15 artigos enquadrados nos critérios de inclusão e exclusão demonstraram que transtornos do neurodesenvolvimento são evidentes em um contexto pós operatório de crianças com cardiopatia congênita. Ademais, é válido destacar que a literatura atual possui limitações acerca da abordagem dos impactos estudados a curto prazo para os pacientes inclusos no estudo. Contudo, expõe que apesar dos danos inerentes à cardiopatia congênita, a cirurgia cardíaca corretiva em recém-nascidos expõe os indivíduos a mudanças fisiológicas. Estas são responsáveis por sistematizar piores desfechos ao desenvolvimento neuropsicomotor.
TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM PACIENTES PSIQUIÁTRICOS NA CIDADE DE MARABÁ – PA




Transtornos Mentais Comuns (TMC) são condições psiquiátricas frequentemente causadorasde adoecimento mental e fortemente relacionadas a aspectos ocupacionais. Profissionais daSaúde são especialmente vulneráveis visto a alta demanda emocional de suas atuações. Estetrabalho buscou avaliar a prevalência destes distúrbios em servidores do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) e do Hospital Municipal de Marabá (HMM) que atuam compacientes psiquiátricos na cidade de Marabá-PA. Foi realizada a aplicação de dois instrumentos autoaplicáveis: Questionário direcionado para variáveis sociodemográficas e profissionais e oSelf-Reporting Questionnaire (SRQ-20), teste de triagem validado e utilizadointernacionalmente para investigar aspectos somáticos e psicoemocionais associados à prevalência de TMC. Em seguida, efetuou-se análise comparativa de variáveis acerca da prevalência. O total de participantes contemplados foi de 80 profissionais, 53,8% do CAPS IIIe 46,3% do HMM. A prevalência global de casos suspeitos para TMC, conforme o escore obtido no SRQ-20, foi de 20,0%, no entanto foi descoberta uma significativa diferença entre os sexos,cujo feminino obteve uma proporção de 25,0% de casos, o dobro da obtida no sexo masculino.Este estudo evidenciou uma prevalência considerável de TMC nos sujeitos avaliados e cabível de medidas públicas para apoio psicossocial. Além das categorias da saúde, os demais trabalhadores da saúde mental também apresentaram risco relevante de adoecimento. Portanto,abordar a saúde mental de profissionais que trabalham com pacientes psiquiátricos é de fundamental importância.
A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS: Uma revisão integrativa da literatura




Um corpo crescente de evidências baseado na experiência mostra a importância de observar e refinar o conhecimento sobre os Cuidados Paliativos. Esta revisão integrativa da literatura se concentrou no objetivo de identificar as percepções dos profissionais de saúde frente aos pacientes em Cuidados Paliativos, um fenômeno ocupacional que resulta em instabilidade na vida emocional e social do profissional, podendo gerar impactos negativos ao atendimento prestado. O estudo obedeceu a uma metodologia de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, com análise dos dados por categorização, onde após a realização de buscas nas bases de dados foram incluídos 34 artigos no estudo, que evidenciam percepções diversas entre profissionais de saúde frente ao cuidado paliativo. Para proporcionar melhor entendimento, as percepções foram separadas em categorias positivas e negativas, e posteriormente, houve a criação de subcategorias com a intenção de especificar e aprofundar a discussão. Além disso, esta revisão reuniu as principais contribuições dos trabalhos coletados para o tema proposto, que representam a realidade impactante na vida desses profissionais, despertando uma atenção sobre essa problemática.
ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E SUA RELAÇÃO COM DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA: identificando e analisando o conhecimento de mães




Introdução: A prática de aleitamento consiste na oferta de leite materno direto da mama ou ordenhado, sem qualquer outro complemento sólido ou líquido. O MS, assegurado pela OMS, preconiza a manutenção exclusiva do aleitamento por no mínimo seis meses ou complementadoaté os 2 anos. O leite materno e seus componentes imunoprotetores estão relacionados com a prevenção de doenças prevalentes na infância, como quadros infecciosos e a diminuição de hospitalizações. Objetivo: Identificar e analisar o conhecimento de mães acerca da relação do aleitamento materno exclusivo e a prevalência de doenças na infância em UBS de Marabá - PA.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem quali e quantitativa, de caráterexploratório e descritivo. Foram aplicados formulários com 30 perguntas a 64 mães que frequentam a UBS Edivan Xavier, respeitando as normas do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Percebeu-se que 25 (39%) mulheres não conheciam o aleitamento materno exclusivo (AME) e 14 (20%) entrevistadas também não o realizaram. Nessa lógica, constatou-se que 7 (100%) casos de pneumonia, 3 (75%) de resfriados comuns e 22 (70,97%) dos quadros gripais foram identificados no grupo que não utilizou o leite materno como única fonte de nutrição. Não obstante, os quadros de vômitos (90%) e diarreia (77,8%) também foram maiores nessa população. Conclusão: Assim, conclui-se que o número de adoecimentos foi maior na amostra não submetida ao AME, constatando-se que o leite materno possui um papel protetor contra doenças na infância.
SÍNDROME CARDIORRENAL SECUNDÁRIA A COVID-19




A pandemia que se iniciou em 2019 tem como agente causador o SARSCoV-2. Embora a patologia esteja classicamente relacionada a sintomas gripais, seusacometimentos alcançam outros órgãos, por conta da sua afinidade aos receptores da enzima conversora de angiotensina, presentes nos pulmões, rins, coração, entre outros.Por esses órgãos trabalharem de forma indissociáveis, uma alteração em algum, pode causar consequências sérias a outros, como no caso dos rins, que contribuem na regulação da pressão arterial através do sistema renina-angiotensinaaldosterona, consequentemente, qualquer alteração afeta diretamente o coração.Dessa forma, tornando possível a síndrome cardiorrenal pós-Covid.
TRIAGEM DE DOENÇAS OCULARES NO PERÍODO NEONATAL : a relevância do teste do olhinho para detectar doenças precoces e impacto na qualidade de vida infantil




O estudo considera a relevância da visão na vida do ser humano e que no Brasil a ocorrência de perda de visão é considerável, de modo que muitos problemas relacionados a visão surgem na infância e podem gerar perdas significativas para os desenvolvimentos cognitivos e físicos da criança, sendo que seu sistema visual se desenvolve no primeiro ano de vida, por isso é relevante que logo ao nascer possa ser investigações acerca da argúcia visual da criança. Assim, é preciso que na triagem neonatal seja realizado o Teste do Olhinho, que é denominado de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), buscando detectar possíveis doenças que atingem a visão e tratá-las precocemente. Logo, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de identificar a relevância do teste do olhinho na triagem neonatal para detectar doenças precoces e destacar o impacto no desenvolvimento e qualidade de vida infantil. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Através da pesquisa foi possível constatar a importância da triagem neonatal em estudos científicos, comprovando que o teste do olhinho é importante para que se perceba doenças oculares, para que sejam tratadas precocemente e possa-se, assim, garantir melhor qualidade de vida infantil, conhecendo o impacto que o teste do olhinho provoca na vida das crianças.
CONHECIMENTO DE GESTANTES E PUÉRPERAS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE MARABÁ-PA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA




Introdução: A violência obstétrica (VO) é caracterizada como a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis. De acordo com o Dossiê da Violência Obstétrica: “Parirás com dor” (2012), a VO são “todos aqueles atos praticados contra a mulher no exercício de sua saúde sexual e reprodutiva, podendo ser cometidos por profissionais de saúde, servidores públicos e privados, bem como civis”. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento de gestantes e puérperas da unidade básica de saúde Hiroshi Matsuda na cidade de Marabá-PA sobre violência obstétrica. Métodos: Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada através de um formulário semiestruturado, de forma individual, nos dias, horário e datas marcadas. Resultados: Da amostra de 64 gestantes e puérperas entrevistadas, 60,94% já ouviram falar de VO, principalmente, através das redes sociais (66,67%), no entanto ao serem questionadas subjetivamente notou-se uma grande incoerência conceitual nos relatos, pois uma grande maioria apresentou desconhecimento completo ou respostas leigas sobre o termo. Ademais, foi evidenciado que apenas 15% reconheceram ter vivenciado VO, porém ao fazer perguntas mais específicas sobre o tempo, constou-se que 84,6% da amostra já vivenciou pelo menos um tipo de VO e não souberam identificar. Também foi apurado que 23% das entrevistadas conhecem alguma mulher que sofre VO. Por fim, 34,38% já ouviram falar de plano de parto, todavia diante das respostas subjetivas, foram encontradas divergências em relação ao conhecimento correto sobre a ferramenta e seus benefícios. Considerações finais: Evidencia-se, portanto, que o termo violência obstétrica é pouco compreendido pelas gestantes e pelas puérperas. Assim, fazem-se necessárias novas pesquisas sobre o tema, tipificação em lei para punição de tais práticas, bem como a disseminação de informações dos subtipos de VO, de como evitar e de como denunciar, visando à garantia do bem estar e segurança das mulheres.
O IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




A pandemia do COVID-19 trouxe consequências para os mais diversos grupos, atingindo crianças e adolescentes, que adquiriram novos comportamentos em decorrência do isolamento social, incluindo novos padrões de alimentação. Dessa forma, este estudo torna-se necessário para conhecer e evidenciar o impacto da pandemia na vida das crianças e adolescentes visto que, os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento dos hábitos alimentares, que irão acompanhar o indivíduo durante toda sua vida. Esse público pode ser o mais afetado já que, em sua maioria, dependem de um responsável para fazer sua alimentação. Esses comportamentos inadequados podem gerar muitas consequências na vida desse grupo. Visando diversas comorbidades que podem ser geradas a partir de uma má alimentação, a obesidade se configura como a principal e mais preocupante doença relacionada. As estratégias de combate ao COVID-19 impactaram diretamente a alimentação, visto que a interrupção das aulas presenciais afeta crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica, já que a merenda escolar, em muitos dos casos, é o único meio de alimentação segura dessa parcela da população. O isolamento social também teve impacto devido a restrição do deslocamento de muitas famílias aos locais de compra de alimentos, fazendo então com que prefiram alimentos processados e industrializados por terem maior durabilidade. Além disso, o confinamento social tem uma relação direta com o surgimento de distúrbios alimentares, uma vez que o grande período isolado em casa pode causar situações de estresse, ansiedade, e tédio podendo ocasionar inapetência ou compulsão alimentar. O principal objetivo desse estudo é avaliar e esclarecer os possíveis impactos na saúde infanto-juvenil decorrente de alterações no comportamento alimentar no período de isolamento do COVID-19. Através de uma revisão bibliográfica, e um compilado de informações esse estudo pode estimular futuras pesquisas e intervenções.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS RECÉM-NASCIDOS ADMITIDOS NA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA ENTRE JANEIRO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2020




A unidade de cuidados intensivos (UCI) neonatal é um serviço deinternação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave que possuicondições técnicas à prestação de assistência especializada. A importância de setraçar o perfil epidemiológico de uma UCI consiste na necessidade de conhecerindicadores que auxiliem no planejamento de melhorias na assistência, diminuindo amorbimortalidade e custos de internação com a elaboração de protocolos e metas.Devido à falta de dados epidemiológicos disponíveis no município de Marabá, temhavido esforços para coleta de forma sistemática e confiável, se fazendo necessáriaa pesquisa. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo, observacional eanalítico, desenvolvido no município de Marabá, por meio da obtenção de dados sobrea data de admissão dos recém-nascidos; município de origem; sexo e diagnósticoatravés da coleta de dados inseridos no livro intitulado “Relatório de Admissão dosRecém-Nascidos na UCI Neonatal do hospital Materno-Infantil” do município deMarabá-PA. As variáveis categóricas serão relatadas como porcentagem usando oteste de Fisher. As variáveis quantitativas serão relatadas como média ± desviopadrão (DP) e as medidas de tendência central serão analisadas pelo teste t deStudent. No tocante ao sexo dos recém-nascidos admitidos em UCI Neonatal,observa-se, conforme a literatura, maiores percentuais de neonatos do sexomasculino, com 60,0% dos recém-nascidos masculinos. Diversos autoresdemonstram a forte associação entre a prematuridade, ou seja, menos de 37 semanasde idade gestacional ao nascimento, e o aumento da morbimortalidade neonatal einfantil, se comparado aos recém-nascidos de termo. Assim, fornecendo informaçõespara criação de estratégias voltadas à qualidade da assistência e segurança dopaciente, melhorando as dificuldades evidenciadas e contribuindo para oaprimoramento da gestão.
ALTERAÇÕES OTOLÓGICAS EM PACIENTES INFECTADOS PELO COVID-19: UMA REVISÃO DAS MANIFESTAÇÕES E EFEITOS NA ORELHA INTERNA




A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Coronavírus (CoV), responsável pela Síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), e uma ampla variedade de manifestações clínicas, dentre elas se incluem aquelas relacionadas ao acometimento da orelha interna. Este estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) que utilizou descritores DeCS e as bases de dados BVS, LILACS e MEDLINE. Tal busca resultou inicialmente em x artigos, e após a aplicação de critérios de exclusão e inclusão, restaram x, sendo estes considerados aptos para a amostra final. Os sintomas mais frequentes relacionados à orelha interna foram: zumbido, vertigem e perda auditiva. As sintomatologias em sua maioria foram autolimitadas, surgindo na fase aguda da doença com posterior remissão. Destacaram-se pacientes com diagnósticos prévios de patologias de orelha, estes tiveram uma maior variedade de sintomas otológicos quando comparados aqueles pacientes previamente hígidos. Entretanto, ainda são necessários novos estudos relacionando covid 19 e acometimento da orelha uma vez que ainda são escassos os estudos acerca da fisiopatologia e dos mecanismos de lesão envolvidos na gênese destes sintomas, apesar de diversas hipóteses já terem sido levantadas.
FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS PARA O ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA




A detecção precoce e controle dos fatores de riscos para o Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico é fundamental, pois reduzem sua incidência e sua recidiva, visto que a taxa de mortalidade gira em torno de 14% a 26%. Sendo de suma importância que tais fatores sejam identificados, a fim de serem abordados na atenção primária à saúde, visando a prevenção e promoção desse agravo. Objetivo: Analisar os fatores de risco modificáveis que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de um AVE isquêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO, nos últimos 5 anos em inglês, espanhol e português. Resultados: pode-se evidenciar que 100% dos estudos identificados nessa RIL foram produzidos e publicados em cenário internacional, em língua inglesa, sendo 90% advindos da base de dados PubMed. O país que mais publicou sobre a temática foi a China, com 50% das publicações. Ressalta-se que 30% pesquisas foram decorrentes do estudo CSPPT. O ano com maior número de publicações foi o de 2019 (40%). A revista Journal of stroke and cerebrovascular diseases: the official journal of National Stroke Association foi a detentora de maior número de publicações (30%). Conclusão: Conclui-se que o presente estudo alcançou o seu objetivo, sendo identificado que os fatores mais prevalentes foram a hipertensão, hiperglicemia, IMC elevado, FA, hipercolesterolemia, maus hábitos alimentares, tabagismo e sedentarismo. Além disso, espera-se incentivar a elaboração de mais estudos sobre a temática no país, visto que a amostra se constitui de estudos internacionais.
FATORES DE RISCO RELACIONADOS A DEPRESSÃO PÓS PARTO




A depressão pós-parto é uma doença que acomete mulheres após o parto, que pode trazer consequências tanto para mãe como o bebê. Diante disso, o trabalho tem como objetivo identificar os fatores de risco relacionados a depressão pós parto. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da bibliografia, o colhimento de informações aconteceu no decorrer de o mês de agosto a setembro de 2021 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medline. Utilizando publicações recentes e que se encaixavam no tema escolhido. Os resultados demonstraram que a Depressão Pós-Parto está dentre os problemas mais regulares em sua fase puerperal, sendo um estado clínico que acomete a mulher produzindo conjuntos de sintomas que inclui alterações de humor, cognitivas, psicomotoras e vegetativas. Geralmente inicia em torno da quarta à oitava semana após o parto, é um período já caracterizado por mudanças hormonais, sociais e individuais da mulher. Como conclusão o estudo possibilitou compreender que na DPP, pode apresentar inúmeros sintomas como, insônia, perda de apetite, irritabilidade intensa e dificuldade de criar um vínculo com o bebê e caso não seja tratada, a depressão pode durar vários meses. O tratamento inclui terapia, antidepressivos ou tratamento de reposição hormonal, por isso é de suma importância a conscientização dos fatores de risco que possam desencadear depressão pós-parto entre as gestantes.
O CONHECIMENTO DE GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO INTERIOR DO PARÁ SOBRE DEPRESSÃO PÓS-PARTO




O objetivo do presente trabalho foi identificar o conhecimento de gestantes de umaUnidade Básica de Saúde (UBS) do interior do Pará sobre a depressão Pós-Parto. Métodos:trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa, de caráter exploratório edescritivo, que teve como público alvo as gestantes que realizam acompanhamento pré-natal emuma UBS. A coleta de dados foi feita através de um instrumento com 23 perguntas abertas efechadas e para a análise dos dados foi escolhido o método estatístico descritivo. Resultados: apesquisa alcançou uma amostra de 43 gestantes, com diferentes idades gestacionais, maiores de18 anos que aceitaram participar da presente pesquisa que foi aplicada no período entre agostode 2022 à março de 2023. Através da pesquisa concluiu-se que de todas as 43(100%) gestantesapenas 6 (14%) receberam orientação sobre DPP no pré-natal, somente 1 (2%) sabia a diferençaentre Baby Blues e DPP, e todas elas acreditam que se a mãe tiver deprimida pode afetar o bebê.Conclusão: a pesquisa concluiu que de todas as 43 gestantes, apenas 18 dessas têmconhecimento sobre as alterações emocionais que podem afetar a mulher no estado gestacionale puerperal.
O RISCO DA HIPERÓXIA EM PACIENTES COM COVID-19




No ano de 2019, o mundo foi assolado por uma pandemia causado pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) devido sua alta taxa de infecção através de secreções respiratórias. Para auxiliar os sintomas alguns pacientes foram intubados para receber oxigênio suplementar, todavia o uso em excesso desse oxigênio a logo prazo causa inúmeras compilações ao paciente. Desse modo, o objetivo do trabalho é informar aos profissionais e estudantes na área da saúde sobre as consequências do uso imprudente da oxigenoterapia no período do covid-19 e como pode interferir na qualidade de vida do paciente. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática de várias literaturas a partir de critérios de inclusão e exclusão estabelecidos no trabalho. O resultado esperado é trazer visibilidade possibilitando uma reflexão acerca do tema para que intervenções possam ser tomadas. No qual, o tema possa ser discutido em eventos, revistas e congressos incrementando o conhecimento na comunidade.
A IMPORTÂNCIA E OS PARADIGMAS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O COMBATE À OBESIDADE




Considerado um grave problema de saúde pública, a obesidade possui grande repercussão mundial, estando diretamente relacionada ao desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. Apesar da comorbidade e outras doenças associadas serem uma problemática pública mundial desde os primeiros anos da modernidade, existem poucos programas e políticas públicas efetivas para a questão, o que torna necessário um trabalho que demonstre as multiplicidades facetarias e causais da obesidade, com ênfase no combate desse mal. Nesse intuito, o presente trabalho objetivou investigar a efetividade e a importância das políticas públicas em saúde no combate à obesidade, contrastando com as barreiras existentes para as respectivas implementações. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura composta por 13 artigos publicados entre 2018 e 2022. Os estudos analisados demonstram que, apesar de investimentos bilionários por diversos países, não se tem um plano de intervenção coerente junto às equipes multiprofissionais. Poucos artigos nacionais relatam a temática abordada, o que limita a discussão em um aspecto não integralmente brasileiro, contudo, que parâmetros globais abordados sirvam para instigar a implementação de novas ideias no Brasil, favorecendo o combate à obesidade e, sobretudo, o aprimoramento das políticas públicas vigentes
RASTREAMENTO DA PERDA DA SENSIBILIDADE PROTETORA EM PACIENTES COM DIABETES TIPO II (TIPO 2) POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE




Resumo: Objetivo: Identificar se os profissionais de saúde, de uma unidade de ESF no município de Marabá-PA, realizam os testes de rastreamento da perda da sensibilidade protetora em pacientes com DM tipo II. Método: Trata-se de um estudo com delineamento observacional do tipo analítico e transversal de abordagem quantitativa por meio de questionário realizado pela Plataforma Digital Google Forms, contendo 17 questões. Resultados: Sobre o conhecimento acerca da PSP, 100% dos participantes afirmaram saber do que se tratava a PSP, sendo que todos (100%) afirmaram que a avaliação neurológica no paciente com DM tipo II tem como principal objetivo identificar a PSP. Cerca de 83% afirmaram que é recomendado a utilização de ao menos 1 dos 4 testes que o Caderno de Atenção Básica n° 36 recomenda para avaliar a PSP. Todos (100%) os participantes referiram ser importante a aplicação dos testes para identificar a PSP nos pacientes em risco. No entanto, somente 50% dos participantes realizavam os testes em seus pacientes, sendo que 33% desses realizavam a cada 3 meses. Os 50% que afirmaram não realizarem, assinalaram ser a faltar tempo durante as consultas o motivo. Todos os participantes afirmaram não receber nenhum treinamento ou capacitação para aplicar os testes de rastreamento da PSP. Conclusão: Conclui-se que o presente estudo alcançou seu objetivo, sendo identificado que somente 50% dos entrevistados aplicavam tais testes. Espera-se contribuir com a comunidade científica sobre esse tema, já que esse é o primeiro estudo que trata sobre essa temática no município de Marabá/PA, bem como incentivar a elaboração ne novos estudos sobre o tema para investigação e elucidação mais clara acerca do tema.
REVISÃO ACERCA DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA INFÂNCIA




O estudo teve como objetivo identificar os principais fatores relacionados às causas doDiabetes Mellitus 2 infantil e buscou responder sobre os males que essa patologia podecausar na Infância. Para isso, a pesquisa pautou-se em apontar a incidência de diabetestipo 2 em crianças, tendo em vista aspectos como: padrão alimentar, atividades físicas etratamento adequado, tais aspectos voltados ao bem-estar do paciente e a convivênciacom a patologia e suas complicações. A análise foi desenvolvida com método de revisãode artigos e teve como banco de dados as plataformas PUBMED, SciELO e acesso aosdocumentos elaborados pelo ministério da saúde. Como resultado, as discussõesafirmam que apesar de ser uma doença crônica, é possível, baseado em tratamento ecuidados, ter uma vida normal. Sugere-se um plano alimentar individualizado, com basenas mesmas características de macronutrientes indicadas para o adulto, as quais devemser adaptadas à faixa etária, levando em consideração hábitos e preferênciasalimentares, aspectos culturais e religiosos, atividade física, habilidades do paciente e dafamília em lidar com números, alfabetização e letramento funcional em saúde e aautogestão. Como base, a pesquisa apresenta o QAD, escala Likert, baseada nos quinzeitens de autocuidado com diabetes.
MÉTODOS PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




A presente pesquisa se refere a uma revisão bibliográfica que tem como base os trabalhos científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde que tratam especificamente do diagnóstico do autismo. A análise dessas obras, separadas por categorias, pôde fornecer uma noção ampliada não apenas da evolução dos métodos para o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, mas uma análise multidisciplinar e contextual do trajeto que se percorre até o diagnóstico final. Durante a discussão, muitos desafios a serem superados no meio clínico são destacados, bem como vão sendo destacadas estratégias e caminhos – de acordo com a convergência das ideias trazidas pelas obras aqui selecionadas – para o diagnóstico preciso e eficiente do autismo. Assim sendo, as obras foram separadas em quatro categorias e comparadas entre si, dentro de cada eixo temático, a fim de elucidar o contexto ao qual a criança está inserida no diagnóstico do autismo, os métodos aplicados no diagnóstico, os problemas que podem atrapalhar a diagnose e, por, fim, o diagnóstico diferencial.
Transtornos psiquiátricos que causam tricotilomania




A tricotilomania é um transtorno marcado pelo ato compulsivo de tirar pelos e cabelos do próprio corpo. Embora pouco estudada no decorrer das últimas décadas, estudos demonstram uma associação desta condição com outros transtornos psiquiátricos. Tendo isso em vista o presente estudo busca elucidar quais os principais transtornos psiquiátricos que causam tricotilomania. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, em que foram buscados artigos nas bases de dados Google Escolar, Scientific Eletronic Library Online e Pubmed usando os seguintes termos e descritores: “tricotilomania”, “síndrome de Rapunzel” ou “tricobezoar” e o operador boleano AND. Foram seguidas também as diretrizes PRISMA durante todo o processo de seleção. A prevalência de transtornos psiquiátricos associados à tricotilomania variou entre 78,8% a 79% dentre os estudos selecionados. Os transtornos mais citados pelos autores foram: transtorno obsessivo compulsivo, transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, fobia específica, transtorno de escoriação, roer unhas patológico, transtorno de TICS, dependência de álcool e transtorno distimico. Todos os autores demonstraram uma alta prevalência de transtornos psiquiátricos associados à ocorrência da tricotilomania.
PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS




Cuidados Paliativos. Percepção. Profissionais de SaúdeUm corpo crescente de evidências baseado na experiência mostra a importância de observar e refinar o conhecimento sobre os Cuidados Paliativos. Esta revisão integrativa literária concentra-se no objetivo de identificar as percepções dos profissionais de saúde frente aos pacientes em Cuidados Paliativos, um fenômeno ocupacional que resulta em instabilidade na vida emocional, profissional e social do profissional e impactos negativos ao atendimento prestado. O estudo obedece a uma metodologia de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e descritivo, com análise dos dados por categorização, em que, após analisar as evidências, desenha-se o entendimento que os profissionais de saúde têm frente aos pacientes em Cuidados Paliativos. Além disso, esta revisão reúne as principais contribuições dos trabalhos coletados para o tema proposto, que representam a realidade impactante na vida desses profissionais, despertando uma atenção sobre essa problemática.
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PRÉ-NATAL: uma contribuição para maior adesão na atenção básica




Este estudo destaca a importância da educação em saúde no pré-natal. Para implementar essa recomendação, este estudo incluiu informações sobre o histórico de assistência à saúde da mulher, a importância do pré-natal e da educação em saúde e as principais orientações para as gestantes, como desconfortos comuns durante a gravidez, alimentação balanceada, importância do autocuidado, os benefícios da amamentação, sinais de alerta durante a gravidez, sinais de que o trabalho de parto está próximo, sinais claros de que o trabalho de parto está começando, atividade física durante a gravidez. Em apoio à proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizados livros e artigos. Os profissionais da equipe da ESF devem estar aptos a realizar educação em saúde durante o pré-natal, por meio de escuta aberta, sem julgamento prévio, e utilizando linguagem clara e objetiva, que auxilia no aprendizado das gestantes. Essa comunicação pode construir um vínculo de confiança entre profissionais e gestantes, é fundamental para a efetividade da educação em saúde e é considerada um agente transformador no contexto da ESF, aumentando a adesão materna ao pré-natal.