1ª Qualificação de Projetos PIEPE

Os alunos da T8 puderam experienciar pela primeira vez as qualificações em projetos acadêmicos de medicina. A turma possui como um dos eixos de ensino as PIEPE, que são ações de pesquisa e extensão de produtos e/ou serviços à comunidade, aliada aos eixos de MEP e IESC. Nesse ensejo, no dia 1ª de abril de 2023, das 14 às 17:30, noves equipes apresentaram seus projetos sobre os diversos subtemas do projeto guarda-chuva da FACIMPA denominado Sol de Carajás: saúde materno-infantil para uma banca contendo três professores, que puderam avaliar e contribuir com as ações planejadas.

As Práticas Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) são coordenadas pelos professores João Paulo Alves e Paula Candido, que iniciaram o eixo pela primeira vez na FACIMPA para a T8 em 2023.1. O primeiro professor orienta 05 trabalhos; já Candido, 04 projetos. Todos os 09 projetos recebem também coorientação das professoras Patrícia Almeida (MEP), Andressa Aragão (MEP) e Helayni Hartuique (IESC). Esses eixos são integrados para a promoção da qualidade técnica dos projetos, bem como para planejamento de aplicabilidade à comunidade, cujo propósito maior é a formação de médicos humanistas.

O início das apresentações ocorreram às 14 horas, dividindo os grupos de 1 a 4, no APG 9, e os grupos 5 a 9, APG 10. Cada equipe tinha um tempo de 15 minutos para apresentação, sendo apenas um aluno sorteado na hora para qualificar. Após esse tempo, a banca, formada por três professores, fazia sua arguição e contribuições.

Os alunos chegavam apreensivo, nervosos e com aquele frio na barriga, mas após a banca acalmá-los, a apresentação tornava-se um sucesso. No final de todas as apresentações, a banca num “coffe time”, reuniu-se para socializar   sobre os conteúdos dos projetos, e o resultado foi unânime em dizer que os trabalhos estão maduros intelectualmente e possui todas as chances de ser um sucesso.

Nasce as PIEPE, nasce o projeto Sol de Carajás, nasce a importância da formação humanista nos calouros da FACIMPA. Esses projetos prometem muita interação, conhecimento e ajuda à comunidade de marabaense.